Vídeos virais e seu misterioso sucesso

//Vídeos virais e seu misterioso sucesso

Vídeos virais e seu misterioso sucesso

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Eles não imaginavam que entrariam para a seleta lista dos vídeos virais da internet. Era para ser um simples ensaio de uma apresentação da igreja. Na sala, os irmãos Jefferson e Suelen estão na companhia da mãe. Com o violão em mãos, Jefferson introduz a música cantada pela irmã. Logo somos surpreendidos pela voz incrivelmente desafinada de Suelen, que acredita mandar bem. A mãe se retira no momento em que o filho exagera no tom da voz ao ápice do refrão. A irmã cai na gargalhada.

O vídeo viralizou com o título de “Para nossa alegria” e os irmãos foram alçados a um sucesso meteórico, ganhando a tv em programas de auditório. O fenômeno despertou o interesse dos marqueteiros da indústria, que decidiram tirar proveito desses quinze minutos de fama. Mas que não conseguiram manter os holofotes virados para a dupla por muito tempo.

E aí que surge uma questão…

Mas por que vídeos tão improváveis viralizam na internet?

No TED Talks de 2012, Kevin Allocca, gerente de tendência do YouTube, pôde nos dar algumas respostas para o mistério dos vídeos virais. Segundo ele, vídeos viralizam na internet por meio de três fatores: formadores de opinião, comunidades criativas e participativas e imprevisibilidade.

1 – Formadores de opinião
Vídeos muitas vezes recebem uma ajuda de influenciadores digitais. Como foi o caso do hit “Envolvimento”, das pernambucanas MC Loma e as Gêmeas Lacração, que bombou no Brasil inteiro após um vídeo feito pelo youtuber Felipe Neto e um Stories no Instagram da popstar Anitta.

2 – Comunidades criativas e participativas
Paródias são uma das principais características desse fator. O sucesso de “Para nossa alegria” foi impulsionado pelo número astronômico de paródias realizadas por estrelas da MPB (como Jair Rodrigues e os filhos, Luciana Melo e Jarzinho) até o extinto programa “Comédia MTV”.

3 – Imprevisibilidade
Assistir o que nos traz algo de novo, faz com que as pessoas se empenhem a passar o vídeo adiante. Afinal, porque compartilhar algo que já foi visto várias vezes de formas diferentes?

No livro “Ideias que colam”, os autores Chip Heath e Dan Heath revelam 6 princípios fundamentais para que uma ideia se propague. São eles: simplicidade, surpresa, concretude, credibilidade, emoções e histórias. Esses gatilhos mentais nos ajudam a entender os motivos pelos quais alguns vídeos viralizam e outros não.

O que os vídeos virais podem nos ensinar

A criação de vídeos com o objetivo de atingir grandes audiências deve levar em conta não o “como vídeos viralizam” e sim o “porquê”. Entender o porquê as pessoas compartilham um vídeo amador ao invés de uma campanha publicitária genial, nos faz entender mais sobre como a comunicação deve levar em conta os fatores humanos.

A espontaneidade e a despretensão talvez sejam características em comum entre os virais da internet. Algo que desafia marqueteiros e publicitários a se conectarem com o mundo, encantando e surpreendendo as pessoas.

E aí, gostou do conteúdo?

Quer saber como cativar a audiência e encontrar os potenciais de viralidade de uma ideia em vídeos? Então assine a nossa newsletter! E receba nosso conteúdo sobre empreendedorismo, marketing digital e muito mais.

Junte-se a nós! Para a nossa alegria… e para a sua também!

By |2019-03-10T10:54:52-03:00maio 16th, 2018|Categories: Inspiração|0 Comentários

Sobre o Autor:

Há 10 anos, viajamos com briefings interestelares, em entregas feitas na velocidade da luz e uma equipe especializada pronta para os mais inimagináveis desafios. Agora embarcamos numa nova jornada. Adentramos o universo do marketing digital e estamos prontos para muitas batalhas, conquistas e descobertas. Nossa expertise em produção audiovisual munida de técnicas de storytelling e estratégias de marketing, são os nossos diferenciais.

Deixar Um Comentário