Video Marketing: 4 cases de sucesso

//Video Marketing: 4 cases de sucesso

Video Marketing: 4 cases de sucesso

Tempo de leitura: 5 minutos

O consumo de conteúdo mudou radicalmente nos últimos anos. O tão famigerado comercial de tv, muitas vezes não possui o mesmo poder de alcance que um simples vídeo na internet. A ascensão das redes sociais potencializou ainda mais o video marketing, levando-o ao patamar de novo queridinho do marketing de conteúdo.

Na era das curtidas e compartilhamentos, empresas que investem em estratégias de marketing bem planejadas, colhem resultados muitas vezes inesperados. Graças ao advento de novas plataformas e novos recursos.

Neste artigo, separamos quatro cases de sucesso em video marketing. Inspire-se, anote as dicas e tenha uma boa leitura!

1 – O jantar da vingança – Reclame Aqui

O Reclame Aqui surgiu com a pretensão de dar voz aos consumidores que se sentiram lesados depois de terem adquirido um produto ou serviço. Com anos de estrada, o site acumula milhões de consumidores e reclamações cadastrados. Assim como uma lista quilométricas de solicitações atendidas e não atendidas pelas empresas reclamadas.

No intuito de conscientizar as empresas sobre a importância de um bom atendimento ao cliente e assim gerar mais valor à marca, o Reclame Aqui lançou o “O jantar da vingança”, que consiste no seguinte: Executivos de empresas recordistas em reclamações e falta de feedbacks para os clientes, são convidados para um restaurante em um jantar inteiramente grátis. No recinto, o tratamento é dos piores. Atraso nos pedidos, comida fria, falta de atenção do garçom e por aí vai. Uma maneira de fazer as empresas provarem do próprio veneno e saberem onde elas precisam mudar.

O vídeo, além de viralizar, ganhou prêmios internacionais. Como, por exemplo, um prêmio no Festival de Cannes. Em um primeiro olhar, podemos analisar neste case, a transparência e o comprometimento do site Reclame Aqui com seus usuários. Uma estratégia de marketing bem eficiente no processo de valorização da marca.

2 – Retratos da real beleza – Dove

Em 2013, a Dove lançou a campanha “Retratos da Real Beleza”, baseada em um briefing simples e conciso: “As mulheres não têm vaidade”. Mentes brilhantes dos profissionais de criação criaram um vídeo em que mulheres descrevem para um desenhista como se veem, enquanto outros pessoas também dão suas visões sobre elas. Ao fim da experiência, elas são convidadas a comparar seus retratos falados e constatam que sua baixa autoestima influencia drasticamente na maneira como enxergam a própria imagem.

Emocionante e envolvente, a campanha se tornou um sucesso mundial. Além de valorizar a mulher comum, trabalhou o branding da Dove na desconstrução de padrões impostos pela sociedade e aderindo ao novo posicionamento de empresas de cosméticos, moda e outros ramos ligados à imagem e beleza: a de que o belo é plural e particular.

3 – Imagine as possibilidades – Barbie

Em tempos de empoderamento feminino, desconstrução do papel da mulher imposto pela sociedade, muitas marcas precisaram se reinventar. Vide a Disney que passou a investir em princesas mais independentes, como a Elsa (de Frozen) e a princesa Merida (de Valente). Nesse novo cenário, a boneca mais popular do mundo encontrava-se diante de uma nova objeção: o reforço dos padrões de beleza e de outros estereótipos femininos.

A solução? Mostrar que a Barbie também é uma figura de empoderamento. Através das inúmeras versões da boneca em diversas profissões, reforçou-se seu papel na construção de um indivíduo. Um novo posicionamento que coloca a Barbie no patamar de um brinquedo que ensina às meninas sobre as múltiplas possibilidades da mulher na sociedade. Essa nova proposta continua ativa através de campanhas em defesa da luta contra o preconceito de gênero, por exemplo.

4 – Os últimos desejos da Kombi

Em agosto de 2013, a Volkswagen anunciou a aposentadoria da Kombi. O veículo, tratado de forma afetiva por muitos consumidores, não seria mais fabricado a partir do 2014. O anúncio certamente afetaria a imagem da fábrica de automóveis, desvalorizando a marca quanto à sua persona. Sendo assim, era preciso uma campanha que desse o anúncio aos clientes de uma maneira menos impactante, criando uma forte relação de empatia.

Caminho traçado, a história da Kombi foi narrada em um vídeo de um pouco mais de quatro minutos pela atriz Maria Alice Vergueiro, do viral do Youtube “Tapa na Pantera”. Nele, a Kombi nada mais é do que uma senhora que está prestes a se aposentar, e que decide dizer adeus a muitos de seus clientes, seus grandes companheiros dos longos anos em que esteve na estrada.

O storytelling, trabalhado de forma brilhante, apresenta personagens reais recebendo pequenas lembranças feitas pela Kombi, que muito têm a ver com suas histórias. O vídeo foi vencedor de sete prêmios no Festival de Cannes (um dos mais importantes festivais de cinema do mundo, que possui um prêmio exclusivo para publicidade).

O que podemos aprender com os cases?

Mais que estratégias de marketing bem definidas, esses quatro cases podem nos mostrar o poder de uma campanha focada inteiramente na persona. Não é o produto ou o serviço que fala, mas sim a experiência que se tem ao consumí-lo. Seja um cosmético, um carro, uma boneca ou um serviço de reclamações online. Empresas precisam ser empáticas. Para isso, devem focar na conexão com sua persona. Produtos e serviços são apenas consequências de um trabalho de relacionamento bem feito.

Ao enxergar sua persona, você imputa um valor inestimável ao que tem a vender. Um marketing humanizado é o que o novo mercado consumidor necessita.

Quer dicas de como trabalhar o seu marketing de conteúdo em vídeos? Fique ligado nos nossos artigos, no nosso canal no Youtube e em outros materiais que geramos mensalmente (como eBooks e vídeo-eBooks).

Ah, e entre em contato conosco! Quem sabe o próximo case de video marketing possa ser o seu…

By |2019-03-10T10:47:54-03:00outubro 10th, 2018|Categories: Video Marketing|0 Comentários

Sobre o Autor:

Há 10 anos, viajamos com briefings interestelares, em entregas feitas na velocidade da luz e uma equipe especializada pronta para os mais inimagináveis desafios. Agora embarcamos numa nova jornada. Adentramos o universo do marketing digital e estamos prontos para muitas batalhas, conquistas e descobertas. Nossa expertise em produção audiovisual munida de técnicas de storytelling e estratégias de marketing, são os nossos diferenciais.

Deixar Um Comentário