Vídeo Manifesto: Saiba como fazer o seu!

Vídeo Manifesto: Saiba como fazer o seu!

Tempo de leitura: 4 minutos

Muitas empresas apostam em um vídeo institucional padrão para passar sua mensagem (missão, visão e valores) sem saberem que existe um formato próprio para trabalhar seu branding. Promover o manifesto da marca através de um Vídeo Manifesto, além de gerar valor para o seu negócio, conecta o seu público ao seu propósito.

Mas afinal, por que fazer um Vídeo Manifesto?

Um Vídeo Manifesto ajuda, e muito, na construção de uma melhor percepção de valor. Quando seus clientes se apegam apenas ao preço como fator decisório entre a sua marca e a da concorrência, significa que está na hora de investir em um reposicionamento, e o Vídeo Manifesto é perfeito para essa estratégia.

Antes de se interessar por um produto ou serviço, o cliente se conecta com o que a sua marca tem a dizer. Por isso, é extremamente importante que se crie uma comunicação mais intimista, que ilustre os propósitos e toda a essência da sua empresa.

E como fazer um Vídeo Manifesto?

Antes de se aventurar a criar um manifesto da marca, é preciso estar com a casa em ordem. Por isso, toda empresa deve estar em dia com todos os fatores que formam sua personalidade. Nós nem precisamos dizer que você precisa ter uma persona bem definida, né?

Dois cuidados são primordiais para que você possa construir um Vídeo Manifesto de qualidade:

 

1 – Tenha um discurso coerente com a sua marca

Um Vídeo Manifesto é uma maneira de fisgar o seu público através de uma mensagem inspiradora, que reflita os propósitos da sua empresa e como sua existência pode melhorar a vida das pessoas. Por isso, ele deve ser encarado como uma promessa ao seu cliente. Evite exageros ou direções no roteiro que não reflitam os seus objetivos. Vídeos Manifesto devem ser tratados como cartas de intenção.

Uma empresa sem palavra perde credibilidade. Saiba que toda a sua comunicação deve beber da mesma fonte. Se sua empresa já possui um Vídeo Manifesto e deseja mudar o seu posicionamento, é de suma importância que ela faça um novo vídeo.

 

2 – Invista na identidade visual

Assim como palavras, imagens comunicam propósitos, sensações e sentimentos. Um vídeo bem elaborado potencializa um texto, seja ele narrado ou em lettering (texto no vídeo). Em um Vídeo Manifesto, não basta apenas apostar em um roteiro matador, deve-se alinhá-lo com toda a proposta visual. Nesse contexto, ter ótimos profissionais do audiovisual só aumentam as chances do seu Vídeo Manifesto obter o resultado desejado.

 

Exemplos de Vídeos Manifesto na prática

Separamos 2 cases de sucesso de Vídeos Manifesto para que você possa visualizar o poder desse formato de vídeo na comunicação da sua empresa.

 

1 – Manifesto Caloi

Porque funciona?

  • Além de funcionar como vídeo manifesto, ele consegue apresentar produtos e contextualizá-los.

Quais são as sacadas?

  • Apresenta a responsabilidade social e a preocupação da empresa com a sustentabilidade;
  • Apresenta o consumidor como parte de uma solução para a sociedade, criada entre ele e o produto;
  • Apresenta linhas de produtos de forma afetiva e sedutora.

 

2 – Rede pela diversidade AVON

Porque funciona?

  • Ao apresentar revendedores Avon, a marca aposta na defesa pela diversidade. Além do modelo de economia compartilhada, a Avon entende que se seus representantes são plurais, seus clientes também são.

Quais são as sacadas?

  • A Avon é uma marca popular, e nada mais genuíno do que tornar seu Vídeo Manifesto um retrato do seu público e, consequentemente, do Brasil.
  • Linguagem simples e impactante. Em um Vídeo Manifesto o que importa é o conceito e não a verba que a empresa tem para gastar.

 

E aí, sua marca já tem um Vídeo Manifesto?

Propague a mensagem da sua marca e manifeste a sua razão de ser. Marcas precisam se enxergar como pessoas para que possam atingir pessoas. Vídeos Manifesto atendem perfeitamente ao momento em que o mercado está: onde um discurso coerente e sedutor vale muito mais do que um preço competitivo.

O Vídeo Manifesto é apenas uma opção das inúmeras possibilidades que o Vídeo Institucional pode oferecer. Nós fizemos um artigo sobre vídeos institucionais que muito pode te ajudar. É só clicar aqui!

Sobre o Autor:

Há 10 anos, viajamos com briefings interestelares, em entregas feitas na velocidade da luz e uma equipe especializada pronta para os mais inimagináveis desafios. Agora embarcamos numa nova jornada. Adentramos o universo do marketing digital e estamos prontos para muitas batalhas, conquistas e descobertas. Nossa expertise em produção audiovisual munida de técnicas de storytelling e estratégias de marketing, são os nossos diferenciais.

Deixar Um Comentário