Vendas baixas? Saiba como resolvê-las!

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Vendas baixas? Saiba como resolvê-las!

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Às vezes, o motivo pelas vendas baixas do seu negócio pode estar no que você ou a sua empresa estão fazendo de errado. Calma! Não se sinta o pior dos profissionais e nem se culpe pelo andar do seu trabalho ou empreendimento. Até os maiores cases de sucesso do mundo dos negócios também cometeram erros. Na verdade, foi com os erros que eles chegaram onde queriam. Se quiser ir longe, então é hora de fazer uma autoanálise para eliminar as pedras no meio do caminho.

Quando o assunto é olhar para si mesmo, seja você um empreendedor ou um profissional de marketing, é preciso se atentar aos detalhes. Por isso, mesmo que pareçam superficiais, algumas questões devem ser revisitadas. Manter-se sempre atualizado com as necessidades do seu cliente é uma importante atitude para que você se mantenha sempre em alta no mercado. Então sinta-se à vontade para que possamos te fazer algumas perguntas. Pronto para a análise?

O que você vende?

Antes de responder a essa pergunta, deve-se ter em mente a seguinte premissa: “Não venda produtos e serviços somente, venda soluções e entregue valor”. Até empresas vistas como líderes absolutas em seus ramos de atuação já erraram a resposta. Como é o caso da Blockbuster, que abriu falência em 2010, prejudicada pela mudança de comportamento do seu mercado consumidor. Afinal, enganaram-se por achar que vendiam a locação de vídeos em vez de entretenimento aos seus clientes. Por conseguinte, recusaram a compra da Netflix, oferecida à empresa por uma bagatela. Assim como a Blockbuster, outras empresas foram prejudicadas por uma leitura errada do mercado, também conhecida como “Miopia de Marketing”.

Faça esse exercício! Descubra se o que você vende ainda atende às necessidades do seu cliente. Mas para isso, você precisa estar onde ele está. É aí que vem nossa segunda pergunta, ou o segundo problema que pode estar ligado às suas vendas baixas.

Como você se comunica com o seu cliente?

O mercado está cada vez mais competitivo, e para anunciar o seu produto, deve-se estar onde as pessoas estão. Pontos para você que pensou na internet! Muito mais que a TV, a internet é a mídia que mais cresce no mundo. Pesquisas do IBGE apontaram para 138 milhões o número de brasileiros que possuem smartphone.Por isso, ter presença virtual é uma tarefa obrigatória para o seu marketing.

Empresas que investem em Marketing Digital e Inbound Marketing ganham vantagem em relação às demais. Na web, pode-se construir uma relação mais próxima com o seu cliente. Além de adquirir autoridade no compartilhamento de conteúdo especializado sobre o seu ramo de atuação. Produza posts em redes sociais, artigos no blog do seu site e, principalmente, vídeos que te ajudem a se conectar com o seu público. As vendas baixas da sua empresa podem estar na falta de eficiência da sua presença virtual.

O que você faz para melhorar seus produtos ou serviços?

Otimizar a sua atuação no mercado muitas vezes começa por botar a casa em ordem. Por isso, investir no atendimento ao cliente, em capacitação profissional, em melhorias no desenvolvimento de projetos e gestão de equipe, são alguns assuntos que precisam estar bem alinhados.

O atendimento ao cliente mudou. Atualize-se das melhores ferramentas disponíveis para que seu cliente obtenha uma melhor experiência de compra. Utilize recursos como o chatbot. Um software que funciona como um robô, simulando uma conversa entre humanos em um chat. Isso possibilita a triagem de problemas que os clientes podem resolver por conta própria. O uso de um aplicativo, com telas intuitivas e de fácil manuseio, também reduz a necessidade de atendimento humano para uma pequena parcela dos casos.

Recursos tecnológicos aumentam o envolvimento do cliente com a sua marca, e consequentemente, o engajamento no processo decisório da compra. Com isso, sua empresa diminui os custos e aprimora a equipe de vendas, especializada nas necessidades mais urgentes dos clientes.

Apostar na capacitação de profissionais também é investir na sua empresa. Invista em cursos e workshops para seus funcionários. Profissionais bem treinados, especializados e motivados são um dos maiores ativos que você pode ter.

Quando o assunto é a melhoria do desenvolvimento de projetos e gerenciamento de equipe, o SCRUM desponta como uma ferramenta valiosa. O SCRUM é uma metodologia, que pode ser aplicada em qualquer área, que gera mais resultados no trabalho desenvolvido e mais empenho para a realização da entrega. Além disso, ele reduz o tempo de produção, garantindo a qualidade do produto final.

Dentre as inúmeras formas de aplicação do SCRUM, o Trello é uma ótima dica para quem lida melhor com o gerenciamento de tarefas por meio de plataformas digitais.

E uma última pergunta para te ajudar a solucionar suas vendas baixas…

Como você apresenta o que vende?

Na hora de vender o seu peixe, é preciso mais do que dizer que ele é o melhor peixe do mercado. Qualidades do produto não vão fazer o seu cliente se interessar por ele. No mercado, a utilização de gatilhos mentais torna-se uma aliada fundamental nas suas técnicas de venda. Gatilhos mentais são decisões que o nosso cérebro toma “no piloto automático”, sem problematizar aquilo que ele é estimulado a fazer.

Para os gurus do marketing digital, um importante gatilho mental para aumentar suas vendas é a “Prova”. Ela se apoia no relato da experiência que algum cliente teve com o seu produto. Assim, quem ouve é tentado a comprar o que você tem a vender, apenas por desejar ter a mesma vivência.

Uma outra dica para alavancar suas vendas é a identificação do vendedor ideal que a sua empresa precisa ter. Segundo os autores Matthew Dixon e Brent Adamson, no livro “A venda desafiadora“, existem 5 tipos de vendedores. O empenhado, o construtor de relacionamentos, o lobo solitário, o solucionador reativo de problemas e o desafiador. Dentre eles, o que mais obtém sucesso nas vendas é o vendedor desafiador. Seu perfil corresponde ao que o mercado consumidor atualmente necessita.

Clientes procuram por figuras de autoridade, pessoas confiáveis que possam resolver seus problemas. Neste cenário, o vendedor desafiador age como conselheiro, identificando dores e soluções para saná-las. Com foco em inovação, ele age de forma personalizada, estudando o mercado de atuação de cada persona e customizando seu pitch de vendas para melhor atendê-la.

Com a confiança adquirida, o vendedor desafiador entrega valor e assume o controle das discussões relacionadas ao preço. Esse tipo de vendedor atinge números impressionantes até mesmo quando o mercado não está comprando. É importante não apenas treinar a equipe de vendas para essa visão, mas a empresa inteira.

A autoanálise e suas respostas

Ninguém melhor para fazer um diagnóstico do seu negócio do que você mesmo. Olhar para as questões levantadas só vai te fazer ser mais crítico perante o seu empreendimento, e te ajudar a resolver as tão angustiantes vendas baixas.

Traçar novas estratégias, apostar em novos caminhos e estar sempre atento a tudo o que acontece no seu ramo de atuação são tarefas que você deve seguir por toda a vida de empreendedor. Por isso, reveja suas estratégias, bote seu time em campo e faça ótima vendas!

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By |2019-03-10T10:52:53-03:00junho 8th, 2018|Categories: Estratégias de Marketing, Marketing Digital|0 Comentários

Sobre o Autor:

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