As empresas têm investido cada vez mais no treinamento de funcionários. Isso pode ser percebido pelo aumento na procura de programas de treinamento, que tem como objetivo desenvolver ou aprimorar habilidades e competências importantes no ambiente corporativo.
Com isso, todos se beneficiam: o colaborador ganha novas possibilidades para o crescimento de sua carreira dentro e fora da organização, o gestor pode contar com uma equipe mais produtiva e proativa, os clientes são melhor atendidos e recebem produtos e serviços com mais qualidade e inovação. A empresa, por sua vez, tem tudo isso revertido em resultados e lucro.
Mas para que os programas de treinamento e desenvolvimento sejam de fato eficazes e tragam resultados para a organização, é preciso planejá-los e envolvê-los no contexto da companhia e de seu público interno. Confira dicas para fazer isso!
1. Identificar pontos de melhoria dos funcionários
Antes de contratar ou montar uma capacitação para seus funcionários, é muito importante analisar o cenário atual de sua empresa e do trabalho de seus colaboradores, além de fatores como a integração e sinergia entre os membros da equipe.
Portanto, converse com os envolvidos, colha feedbacks de seus líderes, analise as vendas e as reclamações dos consumidores, veja quais metas foram batidas ou não e anote possíveis pontos de melhoria de sua equipe. Assim poderá planejar um treinamento de funcionários assertivo.
2. Estabelecer os objetivos dos treinamentos
Depois de saber todos os pontos a serem melhorados no comportamento e desempenho de sua equipe, fica muito mais fácil partir para o segundo passo: estabelecer os objetivos dos treinamentos.
A finalidade das capacitações pode depender do momento: para esclarecer e corrigir uma falha recorrente, treinar os funcionários sobre a utilização de um novo sistema, realinhar a cultura organizacional, integrar a equipe e fortalecer a união, desenvolver a liderança e outras habilidades etc.
De acordo com os objetivos dos treinamentos é que você vai começar a pesquisar no mercado, bem como decidir se serão terceirizados por empresas especializadas ou criados pelos próprios gestores da companhia. Também é preciso escolher entre as modalidades presencial ou virtual, dentro ou fora da empresa.
3. Incentivar a autogestão
Por meio das capacitações e treinamentos é possível desenvolver habilidades específicas em seus colaboradores. Proatividade, inteligência emocional, resiliência e empatia são características que facilitam sua autogestão.
Claro que o gestor deve sempre acompanhar os processos e estar disponível para esclarecer qualquer situação, mas os funcionários também precisam ter autonomia para resolver as questões do dia a dia, com responsabilidade e organização.
4. Incorporar planos de carreira à companhia
Nem sempre os colaboradores se animam com a oferta de treinamentos e capacitações. Podemos dizer que isso se deve ao fato de que muitas vezes eles não enxergam a real possibilidade de crescimento dentro da organização. Logo, não entendem a importância de se atualizarem e adquirirem novos conhecimentos.
Portanto, incorpore planos de carreira na sua companhia e mostre à equipe que com as capacitações ela estará muito mais preparada para atingir objetivos (tanto pessoais quanto coletivos) dentro da empresa.
Para concluir, um ponto muito importante, e frequentemente negligenciado, é a análise dos resultados. Depois de alguns meses da aplicação do treinamento de funcionários, avalie se houveram mudanças positivas nas metas e demais resultados da companhia. Assim poderá mensurar o sucesso da estratégia e planejar os próximos programas de capacitação e desenvolvimento.
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