As 4 melhores práticas de treinamento de funcionários!

/, Marketing Digital, Empreendedorismo Digital/As 4 melhores práticas de treinamento de funcionários!

As 4 melhores práticas de treinamento de funcionários!

Tempo de leitura: 3 minutos

As empresas têm investido cada vez mais no treinamento de funcionários. Isso pode ser percebido pelo aumento na procura de programas de treinamento, que tem como objetivo desenvolver ou aprimorar habilidades e competências importantes no ambiente corporativo.

Com isso, todos se beneficiam: o colaborador ganha novas possibilidades para o crescimento de sua carreira dentro e fora da organização, o gestor pode contar com uma equipe mais produtiva e proativa, os clientes são melhor atendidos e recebem produtos e serviços com mais qualidade e inovação. A empresa, por sua vez, tem tudo isso revertido em resultados e lucro.

Mas para que os programas de treinamento e desenvolvimento sejam de fato eficazes e tragam resultados para a organização, é preciso planejá-los e envolvê-los no contexto da companhia e de seu público interno. Confira dicas para fazer isso!

1. Identificar pontos de melhoria dos funcionários

Antes de contratar ou montar uma capacitação para seus funcionários, é muito importante analisar o cenário atual de sua empresa e do trabalho de seus colaboradores, além de fatores como a integração e sinergia entre os membros da equipe.

Portanto, converse com os envolvidos, colha feedbacks de seus líderes, analise as vendas e as reclamações dos consumidores, veja quais metas foram batidas ou não e anote possíveis pontos de melhoria de sua equipe. Assim poderá planejar um treinamento de funcionários assertivo.

2. Estabelecer os objetivos dos treinamentos

Depois de saber todos os pontos a serem melhorados no comportamento e desempenho de sua equipe, fica muito mais fácil partir para o segundo passo: estabelecer os objetivos dos treinamentos.

A finalidade das capacitações pode depender do momento: para esclarecer e corrigir uma falha recorrente, treinar os funcionários sobre a utilização de um novo sistema, realinhar a cultura organizacional, integrar a equipe e fortalecer a união, desenvolver a liderança e outras habilidades etc.

De acordo com os objetivos dos treinamentos é que você vai começar a pesquisar no mercado, bem como decidir se serão terceirizados por empresas especializadas ou criados pelos próprios gestores da companhia. Também é preciso escolher entre as modalidades presencial ou virtual, dentro ou fora da empresa.

3. Incentivar a autogestão

Por meio das capacitações e treinamentos é possível desenvolver habilidades específicas em seus colaboradores. Proatividade, inteligência emocional, resiliência e empatia são características que facilitam sua autogestão.

Claro que o gestor deve sempre acompanhar os processos e estar disponível para esclarecer qualquer situação, mas os funcionários também precisam ter autonomia para resolver as questões do dia a dia, com responsabilidade e organização.

4. Incorporar planos de carreira à companhia

Nem sempre os colaboradores se animam com a oferta de treinamentos e capacitações. Podemos dizer que isso se deve ao fato de que muitas vezes eles não enxergam a real possibilidade de crescimento dentro da organização. Logo, não entendem a importância de se atualizarem e adquirirem novos conhecimentos.

Portanto, incorpore planos de carreira na sua companhia e mostre à equipe que com as capacitações ela estará muito mais preparada para atingir objetivos (tanto pessoais quanto coletivos) dentro da empresa.

Para concluir, um ponto muito importante, e frequentemente negligenciado, é a análise dos resultados. Depois de alguns meses da aplicação do treinamento de funcionários, avalie se houveram mudanças positivas nas metas e demais resultados da companhia. Assim poderá mensurar o sucesso da estratégia e planejar os próximos programas de capacitação e desenvolvimento.

Curtiu este post e quer ler mais conteúdos que podem ajudar na gestão de sua equipe? Curta a nossa página no Facebook!  

By |2019-03-10T10:53:56-03:00junho 25th, 2018|Categories: Estratégias de Marketing, Marketing Digital, Empreendedorismo Digital|0 Comentários

Sobre o Autor:

Há 10 anos, viajamos com briefings interestelares, em entregas feitas na velocidade da luz e uma equipe especializada pronta para os mais inimagináveis desafios. Agora embarcamos numa nova jornada. Adentramos o universo do marketing digital e estamos prontos para muitas batalhas, conquistas e descobertas. Nossa expertise em produção audiovisual munida de técnicas de storytelling e estratégias de marketing, são os nossos diferenciais.

Deixar Um Comentário