Storytelling no marketing: o poder de entreter e cativar

//Storytelling no marketing: o poder de entreter e cativar

Storytelling no marketing: o poder de entreter e cativar

Tempo de leitura: 4 minutos

 

Imagine a internet como uma grande comunidade. Nela, todos os seus membros interagem e colaboram para o seu crescimento. Agora pense em um novo membro, recém-chegado e ansioso para fazer novas amizades. Antes de qualquer qualidade, para ser aceito, ele deve contar com um fator essencial: identificação.

Na rede mundial de computadores, para se conectar com a sua audiência, é preciso estar em consonância com seus códigos e sua linguagem. Uma tarefa que parece fácil, mas que faz com que muitas empresas fracassem em suas estratégias de marketing por não analisarem a fundo esse panorama. A internet é feita de pessoas e para obter sucesso deve-se humanizar sua comunicação. Algo que, atualmente, torna o storytelling uma das formas mais eficazes de marketing digital.

Mas o que é storytelling?

Storytelling é uma maneira de contar histórias com recursos audiovisuais, transmitindo conteúdo muito além das palavras.  Essa técnica é usada com frequência no cinema, na TV, na publicidade e no marketing, como meio de promover uma marca sem fazer a venda direta do seu produto ou serviço.

As histórias permeiam a natureza humana. É através delas que nos comunicamos e evoluímos. Antes de contar uma história, é fundamental identificar os elementos essenciais como a linguagem, o estilo e a abordagem. Dominar as técnicas aumenta ainda mais suas chances de entreter e cativar o seu público.

Em sua obra, “O herói de mil faces“, Joseph Campbell afirma que todas as histórias possuem uma mesma estrutura. Ao analisar dezenas de contos, mitos e clássicos da literatura, o autor detecta diversos pontos em comum na jornada de seus protagonistas, à qual chamou de Jornada do Herói. Uma estrutura em 12 passos, que podemos encontrar em um conto ficcional ou em um relato do cotidiano. A Jornada do Herói pode ser aplicada no seu marketing pessoal e no da sua empresa também. Não é demais?

O storytelling no seu marketing digital

Na hora de utilizar o storytelling na sua estratégia de marketing, é preciso se ater a uma regra fundamental: histórias são sempre sobre pessoas. Nelas, é possível personificar o produto, mas nunca vendê-lo diretamente. Quem entende essa premissa tem mais chances de obter um case de sucesso.

Em 2013, a Volkswagen anunciou que pararia de fabricar a Kombi. O modelo clássico criou uma relação afetiva com os consumidores, e fez com que a empresa pensasse num jeito criativo de fazer o comunicado. Em “Os últimos desejos da Kombi“, uma senhora(personificação da Kombi) narra os momentos finais para a sua aposentadoria. O vídeo conquistou diversos prêmios internacionais, provocou o engajamento do público e teve milhões de visualizações no YouTube.

Outro exemplo inspirador pode ser visto no marketing do Ponto Frio no Instagram. A marca utiliza o Pinguim (sua brand persona) para interagir com os clientes na rede social. Usando a função stories, o personagem é visto em seu cotidiano com imagens no formato boomerang e de maneira sequencial. Como resultado, o Pinguim aproximou a marca dos consumidores ao fazer comentários sobre assuntos do momento, responder dúvidas e até mesmo compartilhar experiências próprias.

Por favor, cativa-me!

Dita pelo personagem da raposa no livro “O pequeno príncipe“, de Antoine de Saint-Exupéry, a frase resume as necessidades dos clientes no ambiente digital. Anúncios que interrompem a visualização de vídeos nas redes sociais (YouTube, Facebook) podem tornar o contato com a marca uma experiência desagradável. Afastando qualquer possibilidade de interação. Nesse contexto, adotar a técnica do storytelling, além de gerar o fortalecimento da marca, aumenta o poder de persuasão da sua campanha.

Seja você um novato ou uma empresa com tradição no mercado, as chances de se conectar à sua audiência dependem da forma como você trabalha para gerar empatia com a sua marca. Contar histórias interessantes e inspiradoras sempre será uma maneira poderosa de atrair pessoas dispostas a ouvir o que você tem a dizer.

 

By |2019-03-10T10:54:47-03:00maio 18th, 2018|Categories: Estratégias de Marketing|0 Comentários

Sobre o Autor:

Há 10 anos, viajamos com briefings interestelares, em entregas feitas na velocidade da luz e uma equipe especializada pronta para os mais inimagináveis desafios. Agora embarcamos numa nova jornada. Adentramos o universo do marketing digital e estamos prontos para muitas batalhas, conquistas e descobertas. Nossa expertise em produção audiovisual munida de técnicas de storytelling e estratégias de marketing, são os nossos diferenciais.

Deixar Um Comentário