Segmentação de público-alvo: entenda a sua importância!

/, Marketing Digital/Segmentação de público-alvo: entenda a sua importância!

Segmentação de público-alvo: entenda a sua importância!

Tempo de leitura: 4 minutos

Neste post, falaremos sobre a segmentação de público-alvo. Essa técnica vai ajudá-lo a planejar uma publicidade mais focada em pessoas realmente interessadas naquilo que você oferece. Ademais, falaremos sobre como isso pode (e vai!) ajudar o seu negócio a crescer.

Nos meios de comunicação tradicionais, como televisão, rádio, outdoors etc., a propaganda é feita amplamente e de forma genérica. Não há uma maneira de “escolher” com quem falamos de modo mais preciso. Porém, hoje, com a internet e as mídias sociais, o marketing pode ser mais direcionado a um grupo bem específico de pessoas. Este é um método muito eficaz de sensibilizá-las para seu produto ou serviço e conquistar seu interesse e desejo.

O que é a segmentação de público-alvo?

A segmentação de público-alvo é a separação de potenciais clientes em grupos, divididos de acordo com suas características semelhantes. Essa divisão é feita com base no gênero, idade, escolaridade, condição financeira, gostos, dificuldades, hábitos de consumo etc.

Isso auxilia a empresa no aprimoramento do relacionamento com o cliente, na melhora dos produtos e serviços e na criação de estratégias de marketing mais eficazes.

Como fazer?

1.  Faça uma boa pesquisa de mercado

A segmentação tem que ser feita com base em dados concretos, não em suposições. Do contrário, todo o seu esforço e investimento podem ser totalmente em vão.

Descubra quem é seu público, veja quais são suas principais características, que tipo de linguagem usam, em quais redes sociais estão mais presentes e ativos.

Pesquise seus concorrentes, descubra seus pontos fracos e fortes (e aprenda com eles), observe o relacionamento deles com os clientes. Converse com pessoas que têm interesse naquilo que sua empresa oferece. Faça uma simulação de compra para entender o lado da experiência do consumidor.

2. Divida seu público-alvo em grupos com semelhanças entre si

Tendo uma ideia mais clara de seu público-alvo, é hora de fazer a segmentação. Separe-o, de acordo com suas semelhanças, em grupos. Assim, conseguirá direcionar melhor seus esforços de venda e estabelecer com objetividade seu posicionamento, linguagem, entre outros, baseando-se nas particularidades desses grupos.

3. Construa a(s) persona(s)

Por fim, faça a construção da sua persona, uma personagem semifictícia que simboliza seu cliente ideal, com características bem mais específicas do que o público-alvo. Uma persona tem nome, idade, trabalho, hobbies, dificuldades etc.

Na concepção de posicionamento, estratégias de marketing e relacionamento serão muito mais assertivos se construídos com base nessa personagem.

Por que implementar a segmentação de público-alvo?

Conhecendo melhor quem são as pessoas que têm mais probabilidade de comprar seu produto, você conseguirá facilmente criar um vínculo forte com elas. Assim, será possível:

  • traçar estratégias mais eficientes de marketing, atingindo seu público ideal ao ofertar exatamente aquilo que ele precisa, de maneira que o cative e estabeleça conexão com sua marca;
  • aumentar a conversão de vendas e, ao mesmo tempo, diminuir o tempo necessário para realizá-las. Tendo conquistado o coração da sua persona, será muito mais fácil, e consequentemente rápido, para o seu time de vendas mostrar porque vale a pena comprar de você, pois ela já estará afeiçoada;
  • melhorar oferta de produtos e serviços e fidelizar clientes. Conhecendo o cerne da necessidade da persona, você visualizará, com muito mais clareza, a maneira de elaborar melhor seu produto para que ele se adeque à necessidade dela. Perceberá quais pacotes, formas de pagamento e afins são mais adequados. Tornando suas propostas e processos mais atraentes.

Cliente feliz compra novamente

Definir seu grupo de consumidores significa canalizar e, consequentemente, potencializar todos os esforços, ou seja, saber onde encontrar, como falar e se relacionar com quem já tem um perfil muito mais propício a adquirir o seu produto ou contratar seu serviço.

A segmentação de público-alvo pode fazer uma verdadeira revolução na sua empresa. Sem ela, é impossível criar uma estratégia de marketing bem-sucedida. Cada vez mais organizações estão aderindo à técnica e revertendo ao lucro. E você, ainda não implantou na sua empresa? Então faça já e não fique para trás!

Gostou do post? Então, siga nossas redes sociais e não perca nenhum conteúdo! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.

By |2019-03-10T10:54:32-03:00junho 7th, 2018|Categories: Estratégias de Marketing, Marketing Digital|0 Comentários

Sobre o Autor:

Há 10 anos, viajamos com briefings interestelares, em entregas feitas na velocidade da luz e uma equipe especializada pronta para os mais inimagináveis desafios. Agora embarcamos numa nova jornada. Adentramos o universo do marketing digital e estamos prontos para muitas batalhas, conquistas e descobertas. Nossa expertise em produção audiovisual munida de técnicas de storytelling e estratégias de marketing, são os nossos diferenciais.

Deixar Um Comentário