Neste post, falaremos sobre a segmentação de público-alvo. Essa técnica vai ajudá-lo a planejar uma publicidade mais focada em pessoas realmente interessadas naquilo que você oferece. Ademais, falaremos sobre como isso pode (e vai!) ajudar o seu negócio a crescer.
Nos meios de comunicação tradicionais, como televisão, rádio, outdoors etc., a propaganda é feita amplamente e de forma genérica. Não há uma maneira de “escolher” com quem falamos de modo mais preciso. Porém, hoje, com a internet e as mídias sociais, o marketing pode ser mais direcionado a um grupo bem específico de pessoas. Este é um método muito eficaz de sensibilizá-las para seu produto ou serviço e conquistar seu interesse e desejo.
O que é a segmentação de público-alvo?
A segmentação de público-alvo é a separação de potenciais clientes em grupos, divididos de acordo com suas características semelhantes. Essa divisão é feita com base no gênero, idade, escolaridade, condição financeira, gostos, dificuldades, hábitos de consumo etc.
Isso auxilia a empresa no aprimoramento do relacionamento com o cliente, na melhora dos produtos e serviços e na criação de estratégias de marketing mais eficazes.
Como fazer?
1. Faça uma boa pesquisa de mercado
A segmentação tem que ser feita com base em dados concretos, não em suposições. Do contrário, todo o seu esforço e investimento podem ser totalmente em vão.
Descubra quem é seu público, veja quais são suas principais características, que tipo de linguagem usam, em quais redes sociais estão mais presentes e ativos.
Pesquise seus concorrentes, descubra seus pontos fracos e fortes (e aprenda com eles), observe o relacionamento deles com os clientes. Converse com pessoas que têm interesse naquilo que sua empresa oferece. Faça uma simulação de compra para entender o lado da experiência do consumidor.
2. Divida seu público-alvo em grupos com semelhanças entre si
Tendo uma ideia mais clara de seu público-alvo, é hora de fazer a segmentação. Separe-o, de acordo com suas semelhanças, em grupos. Assim, conseguirá direcionar melhor seus esforços de venda e estabelecer com objetividade seu posicionamento, linguagem, entre outros, baseando-se nas particularidades desses grupos.
3. Construa a(s) persona(s)
Por fim, faça a construção da sua persona, uma personagem semifictícia que simboliza seu cliente ideal, com características bem mais específicas do que o público-alvo. Uma persona tem nome, idade, trabalho, hobbies, dificuldades etc.
Na concepção de posicionamento, estratégias de marketing e relacionamento serão muito mais assertivos se construídos com base nessa personagem.
Por que implementar a segmentação de público-alvo?
Conhecendo melhor quem são as pessoas que têm mais probabilidade de comprar seu produto, você conseguirá facilmente criar um vínculo forte com elas. Assim, será possível:
- traçar estratégias mais eficientes de marketing, atingindo seu público ideal ao ofertar exatamente aquilo que ele precisa, de maneira que o cative e estabeleça conexão com sua marca;
- aumentar a conversão de vendas e, ao mesmo tempo, diminuir o tempo necessário para realizá-las. Tendo conquistado o coração da sua persona, será muito mais fácil, e consequentemente rápido, para o seu time de vendas mostrar porque vale a pena comprar de você, pois ela já estará afeiçoada;
- melhorar oferta de produtos e serviços e fidelizar clientes. Conhecendo o cerne da necessidade da persona, você visualizará, com muito mais clareza, a maneira de elaborar melhor seu produto para que ele se adeque à necessidade dela. Perceberá quais pacotes, formas de pagamento e afins são mais adequados. Tornando suas propostas e processos mais atraentes.
Cliente feliz compra novamente
Definir seu grupo de consumidores significa canalizar e, consequentemente, potencializar todos os esforços, ou seja, saber onde encontrar, como falar e se relacionar com quem já tem um perfil muito mais propício a adquirir o seu produto ou contratar seu serviço.
A segmentação de público-alvo pode fazer uma verdadeira revolução na sua empresa. Sem ela, é impossível criar uma estratégia de marketing bem-sucedida. Cada vez mais organizações estão aderindo à técnica e revertendo ao lucro. E você, ainda não implantou na sua empresa? Então faça já e não fique para trás!
Gostou do post? Então, siga nossas redes sociais e não perca nenhum conteúdo! Estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube.
Deixar Um Comentário