Saiba tudo sobre Video Marketing

/, Marketing Digital/Saiba tudo sobre Video Marketing

Saiba tudo sobre Video Marketing

Tempo de leitura: 6 minutos

Toda empresa, não importa o ramo de atuação, precisa ter presença virtual para se relacionar com seus clientes. Através de estratégias de Inbound Marketing e Outbound Marketing, sua empresa precisa de uma comunicação ágil e atrativa para se conectar com a sua audiência. E, atualmente, nenhum recurso é mais eficaz que o video marketing.

Neste ano, uma pesquisa realizada pela OptinMonster, revelou que vídeos aumentam em até 54% o alcance de uma marca. Além disso, empresas que utilizam o video marketing geram uma receita 49% maior do que aquelas que ainda não investem neste tipo de conteúdo. Para o video marketing ser uma ferramenta infalível, você precisa saber como usá-lo.

MAS AFINAL, O QUE É VIDEO MARKETING?

Video Marketing é todo conteúdo em formato audiovisual, criado para trabalhar estratégias de marketing na internet. Atualmente, usuários retêm até 95% das informações em vídeo e apenas 10% em textos, conforme mostra um relatório da WordStream.

Na internet, ganha a atenção do público quem consegue passar uma mensagem de valor em menos tempo e com mais precisão. Quanto melhor elaborado e mais conciso é o conteúdo, maiores as chances dele ser assistido por inteiro. E a sua empresa fica mais próxima de converter leads em clientes.

Entre os inúmeros benefícios do Video Marketing estão:

1 – Clareza e fácil compreensão para o seu conteúdo

Segundo a WordStream, vídeos compartilhados em redes sociais geram 1.200% mais compartilhamentos que imagens e textos combinados. Isso se deve à fácil assimilação das informações passadas em vídeo. Já parou para pensar quanto tempo você demoraria para ler o livro em que um filme foi baseado? Com o video marketing não é diferente. Vídeos possuem a vantagens de combinar informações de forma ágil e dinâmica, se forem bem trabalhados.

2 – Aumento do tráfego para o seu site

Dentro da lógica do marketing digital, uma empresa precisa atrair visitantes para o seu site, transformá-los em leads e, por último, convertê-los em clientes. Para gerar vendas, é preciso obter tráfego. Seja ele ocasionado por campanhas pagas de anúncios no google ou de maneira inteiramente orgânica.

Em 2019, o consumo mundial de vídeos corresponderá a 80% de todo o tráfego da internet. Atualmente, o uso de vídeos aumenta em 157% o tráfego gerado pelos resultados dos mecanismos de buscas.

A boa notícia é que vídeos geram tráfego orgânico para o seu site.

3 – Mais visibilidade para a sua marca

Já foi o tempo em que empresas usavam apenas textos institucionais bonitos e inspiradores para conquistar seu público. Atualmente, eles não possuem a mesma eficiência. Não  existe maneira mais eficaz para trabalhar o branding da sua empresa do que vídeos.

O compartilhamento de vídeos criados por marcas já é uma prática de 83% dos consumidores. Blog posts que usam vídeos como apoio possuem baixas taxas de abandono.

4 – Melhor posicionamento no Google

O grande desejo de qualquer empresa é aparecer na primeira página do Google. O site de buscas já entendeu que conteúdos em vídeo possuem maior aderência. Um site com vídeo possui 53 vezes mais chances de ranqueamento nas buscas.

5 – Alto Retorno Sobre Investimento (ROI):

Todo investimento em marketing só é bem sucedido quando gera um bom ROI. No Inbound Marketing, o compartilhamento de conteúdo relevante gera não apenas ótimos resultados, como também a criação de ativos permanentes para a sua empresa.

Os dados não mentem, vídeos possuem o maior ROI em relação a outros tipos de conteúdos. Em pesquisas realizadas pela WordStream, a média de conversões em websites com vídeo é de 4,8%, comparada a 2,9% em sites sem vídeos. Além disso, um vídeo em um e-mail pode aumentar em até 96% as taxas de conversão; e em landing pages, a conversão é de até 80%.

O VIDEO MARKETING E SUAS INÚMERAS POSSIBILIDADES

Como dito anteriormente, Video Marketing corresponde à elaboração de vídeos com estratégia de marketing para a internet. Essa máxima nem sempre se aplica às redes sociais.

A internet é feita de nichos e a redes sociais oferecem inúmeras possibilidades de socialização e interação. Cada rede possui linguagem, objetivo e público próprios. Para atingir a sua audiência, mais que um simples vídeo, é preciso entender fatores que vão muito além do audiovisual atrelado ao usual do marketing.

Novos caminhos do marketing se destacam diante de práticas, por vezes obsoletas, de marketing tradicional. O Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo ganham mais espaço no marketing digital, conquistando resultados significativos, reduzindo custos e aumentando as vendas para as empresas. Diante desse cenário, o Social Video Marketing deixa de ser uma tendência e passa a ser uma prática que define não apenas o presente do marketing digital, mas o futuro também.

O consumo de vídeos online propõe grandes desafios. Empresas e produtores de conteúdo para internet precisam se adaptar às mudanças constantes das redes sociais, que se transformam conforme muda o comportamento do usuário.  

Pesquisas indicam que vídeos com menos de 90 segundos retêm 53% da atenção dos usuários até o último segundo. Enquanto vídeos com mais de 30 minutos retêm apenas 10%.

MARKETING DIGITAL –  A CADA DIA MAIS AUDIOVISUAL

Embora o Youtube ainda seja a maior plataforma de vídeos na internet, já não existe uma rede social que ainda não tenha aderido este formato de conteúdo. Para os próximos três anos, estima-se que o social video marketing atinja a marca de 1,9 bilhões de usuários.

Todos os dias somos surpreendidos pela criação de um novo recurso de vídeos para redes sociais. O IGTV lançado pelo Instagram, o Periscope criado pelo Twitter e os investimentos em vídeos para o LinkedIn, são apenas alguns exemplos de como as redes sociais já investem pesado na disputa por usuários através do audiovisual.

Em um mundo onde as mídias tradicionais perdem a força e onde a internet cresce exponencialmente, uma empresa que não investe em vídeos online está fadada ao limbo da internet. O presente é animador. A evolução tecnológica permitiu a democratização da produção audiovisual. Empresas de médio e pequeno porte também podem produzir vídeos com alta qualidade e poder de persuasão.

Esteja onde o seu cliente está, e fale com ele com as ferramentas corretas para que ele possa ouví-lo. Se acaso não souber o caminho, acompanhe o nosso blog, leia os nossos conteúdos e tire suas dúvidas conosco.

Até o próximo blog post!

By |2019-03-10T10:52:09-03:00julho 2nd, 2018|Categories: Estratégias de Marketing, Marketing Digital|0 Comentários

Sobre o Autor:

Há 10 anos, viajamos com briefings interestelares, em entregas feitas na velocidade da luz e uma equipe especializada pronta para os mais inimagináveis desafios. Agora embarcamos numa nova jornada. Adentramos o universo do marketing digital e estamos prontos para muitas batalhas, conquistas e descobertas. Nossa expertise em produção audiovisual munida de técnicas de storytelling e estratégias de marketing, são os nossos diferenciais.

Deixar Um Comentário