Saiba tudo sobre Vídeo Case

//Saiba tudo sobre Vídeo Case

Saiba tudo sobre Vídeo Case

Tempo de leitura: 7 minutos

Já é prática de quem procura por um produto ou serviço pesquisar sobre a opinião de outros consumidores. Sites, como o Reclame Aqui (fizemos até um vídeo sobre esse case. Clique aqui para dar uma conferida!), colecionam milhares de elogios e reclamações sobre empresas, promovendo ou rebaixando marcas quanto ao seu atendimento pós-venda. Esse cenário deixa claro que apenas um vídeo institucional não é capaz de promover sua empresa na internet. Ela também precisa contar com a força de um Vídeo Case. Afinal, quer alguém melhor para falar da sua marca do que quem a consome?

Um Vídeo Case ativa um gatilho mental conhecido como prova social. Essa prova pode ser dada não apenas por clientes, mas também por colaboradores. Eles se dividem em dois tipos:

1 – Vídeos de apresentação:

Em vídeos de apresentação, podemos trabalhar novos posicionamentos da empresa, com depoimentos que ilustrem objetivos e as estratégias para alcançá-los. Os personagens desse tipo de vídeo podem ter tanto os colaboradores quanto os líderes da empresa.

2 – Vídeos de depoimento:

Estes são os tradicionais vídeo cases. Eles contam sempre com clientes, sejam eles B2B (de empresas para empresas) ou B2C (de empresas para clientes). São vídeos que reforçam produtos, serviços e parcerias entre empresas.

 

Vídeo Case e seus benefícios

Segundo dados da State of Video Marketing em 2017, 81% das pessoas são convencidas a comprar um produto ou serviços depois de assistir a um vídeo. Em uma internet cada vez mais audiovisual, o consumidor procura por vídeos que expliquem algo que elas desejam comprar. No entanto, não é apenas a explicação que atrai, mas a comprovação da qualidade. Sendo assim, Vídeo Cases são extremamente eficientes por quê:

Geram conteúdo perene:

No marketing de conteúdo, existem duas formas de conteúdo: o conteúdo evergreen e o conteúdo noticioso. Com um vídeo case, você produz um conteúdo de valor que performam por muito tempo, os conteúdos perenes ou evergreen. Eles trabalham como ativos para a sua empresa, gerando resultados a prazos indeterminados.

Geram mais alcance para a marca

Vídeo Cases funcionam como iscas para consumidores que procuram saber mais sobre produtos ou serviços, e que optam por empresas com mais provas sociais do que se propõem a vender.

Apresentação de resultados

No maior estilo “Não conte, mostre!”, vídeo cases são responsáveis por ilustrar resultados das empresas de uma maneira mais eficiente: através de cases de sucesso. Algo que dá mais credibilidade aos dados levantados.

Fortalecem a confiança

Uma mensagem humanizada sempre atrai mais público do que uma mensagem técnica e impessoal. Ao apresentar um cliente ou colaborador para falar da sua empresa, além de comprovar na prática sua autoridade, transfere ao cliente mais segurança em relação à sua marca.

Agora que você já sabe dos benefícios de um vídeo case, que tal algumas dicas?

Como fazer um Vídeo Case de sucesso

Embora um vídeo case esteja mais a cargo do personagem que irá protagonizar o seu vídeo, um bom planejamento é fundamental. Nesse tipo de formato, você também deve manter todo o controle do seu conteúdo, desde traçar uma estratégia, escrever um roteiro, formato, entre outras tantas tarefas para produzir um vídeo competente.

Aí vão 5 dicas que podem te ajudar nessa empreitada:

1 – Conte uma história

Um bom vídeo case não dispensa técnicas de storytelling. Monte suas pautas de perguntas com base em toda a história do seu depoente. Ao aplicar o storytelling, adicione elementos interessantes para prender a atenção, cativar e emocionar o seu público.

2 – Defina um formato

Existem inúmeras maneira de contar uma história. Para descobrir a melhor forma de contar a sua, pesquise formatos de Vídeo Cases. Logo abaixo, neste artigo, mostraremos 3 exemplos com formatos completamente diferentes uns dos outros. Opte pela inovação. O seu vídeo, por mais tradicional que seja, pode trazer algo de novo que entende o seu público.

3 – Respalde-se em resultados concretos

Vídeo Cases, além da contação de histórias, precisam ser objetivos. Utilize-se do máximo de resultados que um case de sucesso gerou. Ilustre esses resultados se possível. Abuse da linguagem audiovisual que o seu formato permitir. Essa é a hora de mostrar em números  e exemplos a magnitude de um case de sucesso.

4 – Utilize imagens de cobertura

Vídeo Cases não são apenas vídeos de depoimento, eles ajudam a contar uma história. Por isso, tenha imagens que preencham a fala do seu personagem. Essas imagens são cruciais para assegurar a qualidade do vídeo. Explore o cotidiano do trabalho em uma empresa, a interação com colaboradores, os procedimentos adotados para assegurar a excelência de um projeto.

E o principal: Busque referências!

Se liga nesses Vídeo Cases!

Separamos 3 exemplos de Vídeo Cases incríveis para te inspirar.

 

1 – Stone Pagamentos

O que é: O vídeo tem o objetivo de falar sobre os serviços da Stone, uma empresa que atua no mercado de maquininhas, ao lado de outras empresas como Cielo e Rede.

O Case: A empresa contou a história do Hare Burger, uma rede de fast food que começou a carreira nos negócios vendendo hambúrgueres vegetarianos nas praias cariocas.

Porque funciona: O vídeo se utiliza unicamente da história de Raphael Krás e sua trajetória como empreendedor. Parte de uma série de vídeos intitulados de “Stories”, a Stone Pagamentos aparece apenas assinando o vídeo, dando total autoridade ao seu case de sucesso. O espectador encara a experiência mais como uma história do que como uma propaganda.

 

2 – Google

O que é: Um vídeo que mostra um case de sucesso do Google em relação à performance dos seus produtos para gerar leads pela internet.

O case: A trajetória de sucesso na aquisição de leads é contada por colaboradores do Google, seu cliente Nextel e a agência de marketing vinculada ao projeto.

Porque funciona: O vídeo é focado em diversos personagens, cada um contando o seu papel no projeto. Ele é rico em pontos de vista, o que faz o vídeo ter bastante conteúdo relacionado aos objetivos do cliente, estratégias de marketing e resultados gerados.

 

3 – Unimed

O que é: Conta a história de uma paciente da Unimed.

O case: A personagem do vídeo é Roberta Manata, uma paciente recém-curada de um câncer. O vídeo se utiliza de atores e personagens reais para contar uma história.

Porque funciona: Com técnicas de storytelling, estética de curta-metragem e utilização de atores e não atores, o vídeo emociona pela sensibilidade e a forma de como a história é retratada. Uma maneira fora da curva de produzir um vídeo case.

Capriche no seu Vídeo Case!

Ao produzir seu vídeo cases, tenha um espaço específico no seu site para organizá-los. É importante que eles recebam destaque e estejam nítidos para o potencial cliente que visitar o seu site. Invista na divulgação do seu vídeo nas redes sociais. Vídeos cases possuem alta aderência do público, pois transmitem uma imagem humanizada da sua empresa. Mas de nada adianta apostar em maneiras corretas de veiculação se você não tiver um bom vídeo.

Invista em roteiros poderosos e em uma produção impecável, tanto da parte técnica quanto da conceitual. Seu vídeo case precisa mostrar a que veio e impactar logo à primeira vista. Ele é uma ferramenta poderosa para o seu público enxergar a sua marca com outros olhos, atraídos sempre pelos seus semelhantes: clientes se comunicam com clientes. Essa conexão é o que você precisa para obter sucesso em vendas e aumentar o valor percebido da sua marca.

Entre uma empresa que possui um vídeo case e uma que não possui, quem você acha que tem mais chances com o público? Não perca oportunidades! Caso precise de um ajuda, entre em contato com a MZ3!

Segue a gente nas redes sociais!

By |2019-03-10T10:47:18-03:00dezembro 14th, 2018|Categories: Video Marketing|1 Comentário

Sobre o Autor:

Há 10 anos, viajamos com briefings interestelares, em entregas feitas na velocidade da luz e uma equipe especializada pronta para os mais inimagináveis desafios. Agora embarcamos numa nova jornada. Adentramos o universo do marketing digital e estamos prontos para muitas batalhas, conquistas e descobertas. Nossa expertise em produção audiovisual munida de técnicas de storytelling e estratégias de marketing, são os nossos diferenciais.

Um Comentário

  1. Rogério Imbuzeiro 21 de dezembro de 2018 em 12:33 - Responder

    Muito bom o artigo, obrigado. Abraços!

Deixar Um Comentário