Retorno sobre Investimento: Entenda como aplicá-lo

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Retorno sobre Investimento: Entenda como aplicá-lo

Tempo de leitura: 5 minutos

No Marketing digital, o ROI (Retorno sobre Investimento) é uma ferramenta fundamental para medir o seu sucesso.

Investir em marketing de conteúdo tornou-se a principal estratégia para quem aposta em Inbound Marketing. No entanto, algumas empresas ainda têm dificuldades de enxergar os lucros sobre esse tipo de investimento. Diante dessa objeção, o ROI (Retorno Sobre Investimento) desponta como a mais importante ferramenta para calcular seus resultados.

Antes de pensar em métricas, lembre-se que cada passo da sua empresa sempre deve ser acompanhado de uma estratégia, e que no marketing digital a regra permanece a mesma. Para alcançar um desempenho satisfatório na sua comunicação online, é imprescindível que seja feito um planejamento.

Embora pareça trabalhoso, montar seu planejamento requer tempo, mão-de-obra e uma visão clara do seu negócio. Se ainda não sabe como fazê-lo, este artigo pode te ensinar.

Vamos montar o seu?

1 – DEFINA SEUS OBJETIVOS

Se marketing de conteúdo é uma estratégia nova para sua empresa, você deve se perguntar: “Mas que tipo de conteúdo eu devo produzir? Para quais redes? Em qual formato?”. Embora esse seja um princípio básico para qualquer um que queira se aventurar na produção de conteúdo, muita gente ainda não encontrou um caminho certo.

Empresas, não importa o porte ou ramo de atuação, tendem a eliminar etapas primordiais para a definição do conteúdo a ser compartilhado com seu público. Nunca subestime procedimentos que só existem para fomentar uma estratégia infalível. Por isso, responda: Quais são os seus objetivos?

Você pode optar por objetivos como: conversão de vendas, geração de leads, criação de tráfego para o seu site ou simplesmente aumentar o engajamento nas suas redes sociais. O objetivo do seu conteúdo guiará a escolha das KPI`s corretas para análise do seu ROI.

2 – ESCOLHA UM CONTEÚDO QUE CONECTE COM A SUA PERSONA

Após definir seus objetivos, revise sua persona. Ela será o ponto-chave para a criação de conteúdo relevante, que gere valor e engajamento na internet. Descubra quais são as dores e ambições da sua persona, e crie conteúdos que a ajudem a solucionar esses problemas.

A internet é feita de nichos. Redes sociais são plataformas criadas e utilizadas para fins distintos e por públicos distintos. Descubra em qual rede social você pode encontrar a sua persona e como essa rede se comunica com ela. Entender as particularidades e limitações de cada rede, além de influenciar na sua produção de conteúdo, vai proporcionar uma comunicação mais certeira e empática.

3 – CALCULE SEUS RESULTADOS

O Retorno sobre Investimento (ROI) é uma métrica que atesta se o dinheiro investido obteve resultados positivos ou negativos para sua empresa. Para calcular o ROI na sua ação de marketing, você precisa descobrir:

  • O Faturamento da ação que será analisada;
  • E os custos gerados para essa ação.

Para calcular o ROI:

  • Diminua o valor gerado pelo seu investimento pelo quanto você gastou com ele;
  • Pegue o resultado objetivo e divida novamente pelo custo;
  • Multiplique por 100 para que o resultado do seu ROI seja expresso em números percentuais.

FIQUE LIGADO: Caso o seu objetivo seja gerar leads, dê um valor financeiro para cada um deles. Por exemplo: Se você realizou uma venda de R$ 1.000,00, a cada 100 novos leads, cada lead seu vale 100 reais para o seu negócio. É fácil, viu?

Mas e quanto aos conteúdos, o ROI será o mesmo? Não! E é por isso que você precisa se ligar no próximo passo.

4 – ADAPTE O CÁLCULO DO ROI AOS SEUS CONTEÚDOS

Uma empresa especializada na produção de conteúdo para internet, desenvolveu uma técnica muito semelhante à do ROI, adaptada ao marketing de conteúdo, chamada de ROCI (Retorno Sobre Investimento em Conteúdo).

Esta técnica consiste no seguinte cálculo:

  • Pegue a receita atribuída a todos os esforços de marketing de conteúdo da sua empresa;
  • Diminua pelo total investido na produção desse conteúdo;
  • O valor gerado será somado com a segunda parte da fórmula: O tempo que o seu público interage com o seu conteúdo, multiplicado pelo valor monetário estimado para o tempo da audiência.

Em termos gerais, fica assim:

Receita de marketing – Valor do Conteúdo + Tempo de interação x valor monetário do tempo da audiência

=

ROCI

Para ajudar a coletar os dados para o ROCI:

  • Consulte o tempo de interação do seu público com o seu conteúdo em seu Google Analytics.
  • Calcule o valor monetário do tempo da audiência com bases em custos de CPC (custo por clique) e custo por impressões.

ROI – A FERRAMENTA MAIS IMPORTANTE

Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo são dois conceitos que se confundem e vivem quase que em simbiose. Por isso, entenda que a produção de conteúdo é o braço direito para sua empresa não apenas criar autoridade, mas para resultados dos mais variados tipos.

Empresas que trabalham como finalidade apenas a conversão em vendas, tendo como guia o Funil de Vendas e a Jornada do Cliente, devem calcular o ROI para cada etapa desses processos. Lembrando sempre que: o retorno sobre investimento varia de acordo com o objetivo de cada ação.

Marketing de Conteúdo, se bem trabalhado, pode ser o maior ativo da sua empresa na internet. Vídeos, artigos, infográficos e outros tipos de conteúdo, tendem a aumentar o ROI com o tempo. E se trabalhados com uma estratégia bem definida, performam de forma totalmente independente, gerando leads sem precisar de mais injeção de dinheiro.

Aprenda o jeito certo de investir e medir seus resultados. E marque presença como uma autoridade no seu ramo de atuação.

Quer entender quais conteúdos deixam o cálculo do seu ROI ainda mais positivo? Navegue pelo nosso blog e descubra!

By |2019-03-10T10:52:20-03:00junho 25th, 2018|Categories: Estratégias de Marketing, Marketing Digital, Empreendedorismo Digital|0 Comentários

Sobre o Autor:

Há 10 anos, viajamos com briefings interestelares, em entregas feitas na velocidade da luz e uma equipe especializada pronta para os mais inimagináveis desafios. Agora embarcamos numa nova jornada. Adentramos o universo do marketing digital e estamos prontos para muitas batalhas, conquistas e descobertas. Nossa expertise em produção audiovisual munida de técnicas de storytelling e estratégias de marketing, são os nossos diferenciais.

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