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Relacionamento com o cliente: conheça 5 ferramentas fundamentais

 

relacionamento com o clienteQual empresa sobreviveria hoje sem um bom relacionamento com o cliente? O uso da retórica tem um propósito: trabalhar o fortalecimento da marca, a competitividade e, consequentemente, aumento em vendas, que se dá por meio da comunicação da empresa com seu público.

O consumidor moderno está mais consciente na hora da compra, pesquisa vídeos, textos em sites e absorve experiências vividas por outras pessoas. Nesse cenário, a marca precisa manter proximidade e entender onde e como seu cliente adquire produtos e serviços.

Para se adaptar e levar a interação com o cliente a um novo patamar de excelência na sua empresa, a seguir, confira as 5 ferramentas de otimização que detalhamos para você:

1. Chatbot

Desde as primeiras implantações, os robôs de atendimento foram bem-aceitos pelo consumidor. Fornecem agilidade em chamadas, chats e redes sociais. São programados com dúvidas mais frequentes e tendências comportamentais.

A qualidade de suporte tem se mantido em função dos algoritmos alimentados constantemente com a coleta de dados e adequações ao modelo do negócio. Também é possível transferir para um atendente sempre que o chatbot não encontra uma resposta adequada.

Assim, o cliente obtém uma resposta rápida e satisfatória que pode ser fornecida, se desejar, 24 horas por dia. E ainda libera parte da equipe para resolver outras demandas.

2. CRM (Customer Relashionship Management)

O CRM permite pautar toda a operação da empresa com base no relacionamento ao cliente. Baseia-se na coleta de dados de consumo, hábitos e tendências de comportamento.

Com a aplicação correta dessas informações, é possível oferecer um produto cada vez mais próximo das necessidades do consumidor. A cada novo contato ou conversão, mais informações são agregadas e a melhoria é contínua.

3. Data mining

Data Mining (Mineração de Dados) é a ferramenta que permite o agrupamento e uso inteligente das informações coletadas. Esse material fornece padrões e métricas úteis para a estratégia de comunicação. A consequência, além de um público mais engajado e conectado com a imagem da companhia, é a fidelização que eleva o volume de vendas, feita através de um bom marketing de relacionamento com o cliente.

Se você soubesse em qual horário seu cliente acessa redes sociais ou sites de e-commerce e quais seus critérios na hora da compra, o que mudaria na sua operação? Como faria esses dados trabalharem a seu favor?

4. Comunicação omnichannel

Essa estratégia visa a integração de todos os canais da empresa, transmite a sensação de unidade entre o físico e o virtual, além de aperfeiçoar a experiência de compra.

A tendência atual é dar liberdade para o cliente interagir onde se sente mais à vontade. Surge então a necessidade de expandir o atendimento para o maior número de ambientes. O ominichannel é o recurso que permite integrar todos canais e compreender ainda mais os compradores.

Como exemplo, temos grandes e-commerces que possibilitam compras online com retirada (ou troca) na loja física. Também vemos empresas que migram dados de atendimento do Facebook para o e-mail ou do SAC para o WhatsApp.

Além de atender o cliente onde ele quiser, você resgata informações trocadas e dados fornecidos de um ambiente para outro. O consumidor se surpreende com essa versatilidade e a vê como um diferencial na hora de optar pela marca.

5. Eventos virtuais

Criar eventos virtuais permite a intimidade do público, favorece a comunicação bilateral e possibilita a coleta de feedback em tempo real. Sua empresa pode utilizar o streaming no lançamento de produtos ou no uso de promoções. Ainda é possível realizar pesquisas de opinião e quebrar objeções.

De forma geral, a estratégia do marketing em vídeo veio para ficar. Em um meio que se tornou o preferido para obter informação, um bom marketing de conteúdo em vídeo vai ao encontro do cliente e promove visibilidade.

A junção de boas estratégias de relacionamento com o cliente traz fôlego à imagem da empresa, permitindo proximidade e envolvimento do público. Possibilite a coleta de informações que trazem maior eficiência para a sua operação e consequente melhora nos resultados. Comece já essas estratégias!

E aí? O que tem feito para melhorar a comunicação com seu público consumidor e abrir novas frentes de negócio? Comente aqui!

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