Marketing de Conteúdo e suas Vantagens. Saiba tudo sobre!

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Marketing de Conteúdo e suas Vantagens. Saiba tudo sobre!

Tempo de leitura: 6 minutos

Marketing de Conteúdo é uma prática antiga, embora pareça uma novidade. Data-se de 1895, ano em que a fábrica de equipamentos agrícolas lançou a revista “The Furrow”, com conteúdo exclusivo para seus clientes. Uma iniciativa que dura até os dias de hoje e que conta com mais de 1,5 milhões de exemplares em circulação, em 40 países e 12 línguas diferentes. A prova viva de que Marketing de Conteúdo é garantia de sucesso a longo prazo para as empresas.

No universo online, o Marketing de Conteúdo alça voos ainda maiores. A ascensão da internet e a junção do mundo online com offline, geraram um fenômeno conhecido como Cibridismo. Mídias tradicionais tiveram que se adaptar ao meio digital, e o marketing das empresas também.

A relação entre empresas e consumidores também mudou. Se antes o foco das empresas esteve no produto, numa modalidade conhecida como Marketing 1.0, e posteriormente no cliente, em práticas de marketing 2.0.; hoje chegamos a uma terceira geração: o Marketing 3.0. Em linhas gerais: um marketing que deu início à era dos valores. A troca do velho discurso de vendas, muitas vezes intrusivo, pela entrega de valor. Uma maneira de conquistar velhos consumidores, que funciona para qualquer tipo de empresa que queira se aventurar por essa estratégia.

 

Mas que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo visa engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação e distribuição de conteúdo relevante. A produção de artigos, eBooks, posts nas redes sociais, vídeos e outros tantos formatos de conteúdo, cria uma percepção positiva para a marca e ajuda a gerar mais negócios.

Para aplicar o marketing de conteúdo, o primeiro passo é descobrir quem é o seu consumidor ideal (sua persona), sem promover explicitamente a marca. Em seguida, ajudar sua persona a resolver seus problemas e ,consequentemente, virar uma autoridade no assunto.

Motivos para usar Marketing de Conteúdo

Você deve estar se perguntando: mas por que investir em marketing de conteúdo? Para sua alegria, existem inúmeras respostas para essa pergunta. Vejamos algumas delas:

1 – Gerar/aumentar o reconhecimento da marca

No Marketing 3.0, muito mais que qualidade, é preciso entregar valor. Estudos mostram que 60% dos consumidores se sentem mais confiantes com uma empresa depois de ler conteúdo personalizado em seu site. Conteúdo relevante aumenta a identificação da sua persona com o seu negócio.

2 – Incentivar a lealdade à marca

O marketing de conteúdo utiliza muitos gatilhos mentais, entre eles o gatilho da reciprocidade. Ao compartilhar conteúdo com a sua persona, além de ajudá-la no entendimento do seu produto ou serviço, cria nela a vontade de replicar sua experiência com o seu negócio. Gerando o famoso boca a boca e criando advogados para a sua marca.

3 – Gerar e qualificar leads

Muitos consumidores não convertem devido à falta de informação sobre o seu produto ou serviço. A ausência de imediatismo no consumo pode minar suas chances de conquistar novos clientes. Ou ao menos poderia. O Marketing de Conteúdo traz novos leads para a sua base e qualifica aqueles que ainda não estão prontos para a conversão. Um processo que acompanha procedimentos de marketing, educando novos e futuros clientes.  

Empresas que adotam Marketing de Conteúdo geram 2,2 vezes mais visitas e 3,2 vezes mais leads.

4 – Reduzir os custos de marketing

Outbound Marketing é ferramenta indispensável no seu marketing digital, mas não deve ser a única. Pesquisas indicam que 84% dos usuários, entre 25 e 34 anos, abandonam sites favoritos por conta de anúncios intrusivos.

Vale ressaltar que 93% das experiências online começam com uma ferramenta de busca. Técnicas de Inbound Marketing na distribuição do seu conteúdo, além de aumentarem as buscas orgânicas, fomentam uma base para o seu site, com uma performance garantida a médio e longo prazo.

5 – Resultados altamente mensuráveis

Estratégias de Marketing tradicional, além de exigirem um alto budget, possuem pouco poder de mensuração. No marketing de conteúdo, existem inúmeras ferramentas que ajudam a calcular resultados, como Google Analytics e as ferramentas de análises de dados das principais redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn). O retorno sobre investimento pode ser medido por uma fórmula adequada à produção, o ROCI (Retorno sobre Investimento em Conteúdo). Uma maneira prática de analisar seus objetivos e descobrir se eles estão sendo alcançados.

Objetivos do Marketing de Conteúdo

Umas das maiores objeções de empresas que não investem em marketing de conteúdo é a falta previsibilidade nos negócios. Em outras palavras, produzir conteúdo para quê se o objetivo de toda empresa é a venda do produto ou serviço?

Quebrando objeções, o marketing de conteúdo se adequa a dois objetivos primordiais para qualquer planejamento estratégico:

1 – Objetivos relativos à marca:

Internet exige posicionamento. Para startups que procuram visibilidade, o marketing de conteúdo surge como uma estratégia mais palpável; já as empresas veteranas podem se apoderar dessa estratégia para fortalecer sua marca e se reposicionar no mercado quando necessário.

É importante que o conteúdo esteja sempre alinhado à personalidade da marca e à uma persona bem definida.

2 – Objetivos relativos à vendas:

O foco em vendas precisa estar associado aos canais de distribuição de conteúdo, escolhidos de maneira estratégica e levando em consideração o perfil da marca e do cliente.

Através do funil de vendas, o conteúdo produzido percorrerá um trajeto natural onde o cliente será induzido à tão sonhada conversão. Passando sempre pela geração de leads, sua nutrição e consequentemente o fechamento de novas vendas.

Marketing de Conteúdo é para você?

A longo prazo, Marketing de Conteúdo requer menos custos do que o marketing tradicional. Para pequenas e média empresas, em especial, ele chega a custar 31% menos do que anúncios pagos na internet.

Estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo ajudam empresas que desejam ser encontradas pelas pessoas certas. Mas não basta apenas encontrá-las, é preciso engajá-las também. A criação de conteúdo torna a sua empresa visível para uma audiência relevante e segmentada.

A criação e distribuição de eBooks, artigos, infográficos, vídeos, e outras tantas possibilidades de conteúdo, ajuda qualquer empresa a ser uma autoridade na internet.

Invista em temas relevantes, procure pelos formatos que mais se adequem à sua proposta, use o storytelling para entreter a sua audiência e produza conteúdos diversos e atrativos. Seus produtos ou serviços ganharão não apenas uma estratégia poderosa para impulsioná-lo no mercado, mas também uma outra visão sobre o que você tem a vender.

Quer saber mais sobre como implementar essa e outras estratégias de Inbound Marketing na sua empresa? Fique de olho nos nosso conteúdos e assine a nossa Newsletter.

By |2019-03-10T10:51:19-03:00agosto 6th, 2018|Categories: Marketing Digital|0 Comentários

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