O sonho de toda empresa é se tornar referência no mercado. Um objetivo que parece inatingível para pequenas e médias empresas, mas que, com estratégias bem definidas, torna-se altamente possível. Sabe como? Love Brand é a resposta!
Mas o que é Love Brand?
Relativamente novo no marketing, esse conceito trata da maneira como seu cliente se relaciona com a sua marca. Com o Love Brand, você transforma consumidores em fãs, cria uma relação íntima com o seu produto ou serviço e dá à sua empresa muitos passos de vantagem diante da concorrência.
Love Brand vai muito além de achismo ou percepções de mercado. Recorrendo à psicologia cognitiva, mais especificamente o psicólogo Robert Sternberg e sua “Teoria triangular do amor, podemos entender melhor o porquê dessa estratégia ser tão valiosa. Segundo Sternberg, existem três dimensões interrelacionadas como o amor interpessoal: a intimidade, a paixão e a decisão. Entenda cada uma delas:
1 – Intimidade: Engloba os sentimentos de proximidade e de ligação em relacionamentos amorosos.
2 – Paixão – Trata dos motivos que levam ao romance, como atração física e consumação sexual.
3 – Decisão – É o compromisso que contém, no curto prazo, a decisão que se ama o outro. E, a longo prazo, o compromisso de manter esse amor.
Para Sternberg, para o amor existir, não é necessário que esses três componentes estejam presentes. No entanto, é na presença simultânea deles que o Love Brand existe. Em outras palavras, trabalhar esses três elementos na sua estratégia de marketing irá despertar no seu consumidor um amor incondicional pela sua marca.
E como devo trabalhar o Love Brand na minha marca?
Diversos são os fatores a serem trabalhados para que você possa obter os benefícios de uma Love Brand. Um dos mais importantes atende pelo nome de “Marketing de Conteúdo”. Isso mesmo! Produzir conteúdo é a melhor maneira de desenvolver a teoria triangular do amor, que você acabou de ver.
É mais simples do que você imagina. Basta criar um Funil de Conteúdo, através dos estudos da Jornada de Compra do cliente e de um Funil de Vendas.
Um Funil de Conteúdo é dividido em três fases: topo, meio e fundo. A eles, pertencem, respectivamente, as etapas de atração, consideração e decisão. Se você quiser saber melhor que tipo de conteúdo se encaixa em cada fase, então leia o nosso artigo sobre “6 tipos de conteúdo em vídeo para usar no marketing da sua empresa”.
Para gerar INTIMIDADE, você pode atrair seu público através de conteúdos generalistas e que tratem de assuntos relacionados ao seu ramo de atuação, mas sem estarem diretamente ligados à venda de um produto ou serviço.
Para despertar a PAIXÃO, entregue conteúdo relacionado ao que você tem a vender e ajude seu público no processo de consideração da compra. Quanto mais informações você disponibilizar, mais confiança seu público terá. Praticando assim, o gatilho da reciprocidade, e convertendo leads em oportunidades para o seu marketing.
Quando seus leads já estiverem se sentindo íntimos e completamente apaixonados, a DECISÃO pela sua marca, e não pela do concorrente, será apenas uma questão de tempo.
Na arte da conquista, não basta apenas uma estratégia bem estruturada. É preciso ter um bom papo. No marketing digital, sua marca precisa falar a língua do seu público. Ou melhor, entender qual a melhor maneira de se conectar com ele.
No Love Brand, sua marca precisa ser sociável
O mundo mudou. Com ele, mudaram as pessoas e, consequentemente, o mercado consumidor. Na era do Marketing 4.0., as pessoas procuram por marcas empáticas, que agreguem valor e gerem relacionamento. Dois fatores são importantíssimos para a sociabilidade da sua marca: Geração de Conteúdo e Atendimento ao Cliente.
1 – Geração de Conteúdo
A produção de conteúdo na internet e nas redes sociais vai muito além de compartilhar blog posts, infográficos e eBooks. Produzir conteúdo implica em se relacionar com o seu cliente, mantendo um diálogo em que você pode compartilhar com ele seu conhecimento, e colher feedbacks da sua entrega.
Procure falar sobre os assuntos em alta no seu ramo de atuação, experimente formatos e teste o mais adequado para o seu cliente ideal. Na internet, já não é novidade que vídeos são os formatos mais eficientes. No entanto, as redes sociais exigem conteúdo personalizado, que atende ao perfil do seu público. Aquele velho video marketing produzido e veiculado pelas empresas nas redes sem qualquer preocupação de adequação com a linguagem, perde espaço para o seu substituto: o Social Video Marketing.
2 – Atendimento ao Cliente
Em Love Brand, as marcas de maior sucesso têm uma característica em comum: elas se comunicam como pessoas e não como empresas. Lembre-se sempre que marketing é feito de pessoas!
No atendimento ao cliente, uma das maiores Love Brands da atualidade, a Netflix, exerce seu papel com maestria. Ao se relacionar com seu público com muito bom humor e rapidez nas respostas, a plataforma de streaming de vídeos tornou-se uma precursora no entendimento de como engajar, envolver e produzir advogados para sua marca. Em terra tupiniquins, podemos destacar como Love Brands a Prefeitura de Curitiba e o Cemitério Jardim da Ressurreição, dois cases curiosos e inspiradores para qualquer marqueteiro.
Torne-se uma Love Brand!
Empreender requer visão e ousadia. Empresas que ficam em cima do muro e que só agem quando estudam as práticas do mercado – como estratégia e posicionamento – tendem a ser apenas mais uma na multidão. Mas se você quer mesmo se destacar, então arregace as mangas, estude a sua persona e fale com o coração.
O sucesso do seu negócio precisa de clientes que amem a sua marca. Lembre-se que, em qualquer relação amorosa, o amor precisa ser recíproco. Não basta conquistar um cliente, você precisa mantê-lo. Trabalhe a sua sensibilidade para os negócios e esteja atento às oportunidades do seu mercado. Seu público pode estar solteiro, pronto para se casar com a sua marca.
Caso queira dicas de como se tornar uma Love Brand, siga-nos nas redes sociais, assista aos nossos vídeos e principalmente, entre em contato conosco.
Deixar Um Comentário