Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo: Qual é a diferença?

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Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo: Qual é a diferença?

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Já se perguntou qual a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo? O entendimento desses dois conceitos é fundamental para a sua empresa trabalhar suas estratégias de marketing digital.

Oriundos de meados de 2008, tanto o Inbound Marketing quanto o Marketing de Conteúdo, ainda possuem muitas objeções no empreendedorismo digital brasileiro. Uma delas é a ideia de que aplicar esses conceitos no marketing digital traz mais custos do que resultados palpáveis para as empresas.

A verdade é que esses dois conceitos se complementam. Inbound Marketing é como um veículo, com suas engrenagens e sua tecnologia, pensadas para levar alguém a algum lugar. No entanto, esse veículo precisa de um combustível para funcionar. Neste caso, o marketing de Conteúdo. Não há Inbound Marketing sem Marketing de Conteúdo. Para entender essa relação, o primeiro passo é analisar separadamente cada conceito.


INBOUND MARKETING
O Inbound Marketing é qualquer estratégia de marketing que tem por objetivo atrair o interesse das pessoas. Conhecido também como “marketing de atração”, ele possui três grandes pilares: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Redes Sociais.

Outro detalhe importante é que, diferente do marketing tradicional, o Inbound se baseia na experiência de um funil de vendas, um modelo estratégico que supõe o percurso percorrido por um cliente até efetuar a compra de um produto ou serviço.

A estratégia é composta por quatro estágios principais: Atração, Conversão, Fechamento e Encantamento(fidelização). Nesta sistemática, Inbound inicia com o objetivo de atrair visitantes para o seu site/blog e finaliza com um cliente satisfeito que tende a ser um “advogado da sua marca”. Gerando novos clientes para o seu negócio.

Para a estratégia do Inbound Marketing funcionar, é preciso produzir conteúdo relevante e de qualidade. É nesse contexto que o Marketing de Conteúdo entra em cena.


MARKETING DE CONTEÚDO
Marketing de Conteúdo é uma forma de engajar seu público e fazer crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através do compartilhamento de conteúdo relevante e valioso. Ao atrair, envolver e gerar valor, você passa a imputar uma percepção positiva da sua marca no seu público. Uma estratégia que resulta em mais negócios para a sua empresa.

Em linhas gerais, o Marketing de Conteúdo é o combustível do Inbound Marketing. Ele tem a finalidade de transformar empresas em um canal de comunicação direto com seus clientes, utilizando conteúdo relevante e de qualidade. Um jeito sutil de promover vendas sem uma abordagem chata e agressiva.

Como conteúdo, você pode produzir artigos, eBooks, notícias sobre sua área de atuação e, principalmente, vídeos que engajem a sua audiência. Mas não basta apenas produzir, é preciso escolher a plataforma certa para postá-lo e compartilhá-lo com o público. Procure meios de veiculação que estejam em consonância com os seus objetivos (como redes sociais e suas propostas de comunicação), torne seu conteúdo visível ao seu público através de técnica de SEO e, o principal, crie conteúdo relevante para a sua audiência.


DOIS CONCEITOS QUE CAMINHAM JUNTOS
No marketing digital, Inbound Marketing é o meio e o Marketing de Conteúdo é a mensagem. Para uma empresa que investe no marketing de atração, essa premissa deve estar em seu DNA. No entanto, de nada adianta ter ótimas estratégias de Inbound Marketing, como otimização das técnicas de SEO e estratégias em redes sociais, se não há um conteúdo de qualidade a ser compartilhado. E nem ter um excelente conteúdo se as técnicas de Inbound não forem bem aplicadas.  

A cada dia, a transformação digital prova que as empresas precisam renovar a maneira como lidam com seus clientes. Ambos os conceitos tratados neste artigo possuem o mesmo peso na sua comunicação virtual. Internet exige interação e identificação. Por isso, vale ressaltar que conteúdos de qualidade unidos à outras técnicas de Inbound Marketing, são armas poderosas para o sucesso da sua empresa na internet.

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By |2019-03-10T10:51:43-03:00julho 24th, 2018|Categories: Estratégias de Marketing, Marketing Digital|0 Comentários

Sobre o Autor:

Há 10 anos, viajamos com briefings interestelares, em entregas feitas na velocidade da luz e uma equipe especializada pronta para os mais inimagináveis desafios. Agora embarcamos numa nova jornada. Adentramos o universo do marketing digital e estamos prontos para muitas batalhas, conquistas e descobertas. Nossa expertise em produção audiovisual munida de técnicas de storytelling e estratégias de marketing, são os nossos diferenciais.

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