Inbound Marketing ou Outbound Marketing

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Inbound Marketing ou Outbound Marketing

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A internet já se consolidou como a segunda maior mídia do planeta, perdendo apenas para a TV. Uma ótima notícia para o mundo empreendedor, já que a web tem se mostrado, muitas vezes, tão eficiente quanto canais de TV aberta ou a cabo. No entanto, para obter sucesso na internet, é preciso entender como trabalhar o seu marketing. Você é Inbound Marketing ou Outbound Marketing?

Antes de optar qual caminho priorizar, entenda que cada estratégia oferece inúmeros benefícios para a sua empresa. Vamos aprender um pouco sobre esses dois caminhos?

OUTBOUND MARKETING

O Outbound Marketing é usado na internet desde os seus primórdios. É uma prática que nasceu nas mídias offline (como tv, outdoors, rádio, jornais e revistas) e que foi adaptada para a web como uma maneira de interromper a experiência do usuário a fim de ganhar sua atenção.

No mundo offline, o Outbound possui resultados poucos mensuráveis, com a impossibilidade de medir a atenção do público e de certificar se ele foi realmente impactado pela sua mensagem. Já na internet, o marketing de interrupção assume novas formas.

Internet implica em interação, tornando mais difícil sua mensagem de passar despercebida. Anúncios em redes sociais, pop-ups, banners, e-mails aleatórios, podem ser ignorados pelo usuário, mas nunca deixam de ser vistos. O que mede o seu sucesso é o nível de envolvimento com o produto ou serviço que você tem a vender.

Também conhecido como marketing de interrupção, o Outbound visa atingir um grande número de pessoas com venda direta, sem a necessidade de conquistar uma audiência disposta a ouvir o que você tem a dizer.

Com a ascensão das redes sociais, a estratégia de Outbound Marketing, também considerada como marketing tradicional, perde espaço para o que chamamos de “novo marketing”, o Inbound Marketing.

INBOUND MARKETING

Ao contrário do Outbound, o Inbound Marketing tem por objetivo atrair em vez de interromper. É uma estratégia que visa a venda indireta do seu produto ou serviço. Em primeiro lugar, privilegia-se o relacionamento com o seu público, colocando suas necessidades como prioridade. Mas como?

Trabalhar o Inbound implica em conhecer a fundo o seu cliente. Nessa estratégia deve-se mudar sua comunicação de um caráter coletivo para o individual. Para isso, a criação de uma persona é o ponto de partida de toda estratégia de Inbound Marketing. Persona é um personagem semificcional embasado nos interesses, hábitos e comportamentos do seu cliente. Baseando-se nesse perfil, você consegue seguir os passos do cliente para identificar antes mesmo que ele saiba de suas dores e ambições. Chegando a uma análise detalhada de como seu cliente chega ao seu produto ou serviço, ao qual chamamos de jornada de compra.

Através da “jornada de compra”, uma empresa pode desenvolver o conteúdo certo para a fase em que o seu cliente se encontra. O Inbound é uma estratégia infalível de médio a longo prazo, que funciona muito bem para pequenas e médias empresas que precisam promover sua marca na internet e conquistar uma audiência fiel e engajada.

QUAL ESTRATÉGIA É A CERTA PARA A SUA EMPRESA?

Embora o Inbound Marketing seja uma estratégia que cresce nas redes sociais, é importante ressaltar que o Outbound não configura uma prática ineficaz. No entanto, sua empresa precisa definir bem seus objetivos antes de optar qual prática deve ter prioridade nas suas ações de marketing.

Trabalhar com Outbound Marketing não te impede de investir em Inbound Marketing. O Outbound prevê resultados a curto prazo, enquanto o Inbound Marketing qualifica os seus leads e os torna consumidores da sua marca em um prazo maior. Além disso, o marketing de atração obtém custos 62% menores em relação aos de marketing de interrupção.

Um marketing competente utiliza as duas estratégias com inteligência e moderação. É preciso saber quais os passos que mais aproximam sua empresa dos seus objetivos na internet. Empresas de pequeno e médio porte, que precisam promover suas marcas e ganhar autoridade, são mais aptas a adquirir as práticas de Inbound Marketing. Já empresas de médio e grande porte, o marketing de atração talvez não seja o caminho mais adequado.

Os fins não devem jamais menosprezar os meios. Mesmo que o seu objetivo esteja em criar um marketing de relacionamento, é importante ter em mente que sem investimento em mídia paga, sua trajetória torna-se mais árdua e problemática. As mídias sociais são um prova de que Inbound Marketing e Outbound Marketing andam de mãos dadas. Para promover o seu conteúdo é necessário um investimento, mesmo que se queira alcançar um público específico.

O maior desafio de qualquer negócio no mundo virtual é conectar-se ao seu público. E unir forças para atingir esse objetivo sempre será a melhor opção. Por isso, saiba definir qual estratégia será a protagonista e qual será a coadjuvante do seu marketing digital.

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By |2019-03-10T10:54:42-03:00junho 5th, 2018|Categories: Estratégias de Marketing|0 Comentários

Sobre o Autor:

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