Entenda como usar hashtags na busca do Youtube

/, Social Video Marketing, Marketing Digital/Entenda como usar hashtags na busca do Youtube

Entenda como usar hashtags na busca do Youtube

Tempo de leitura: 4 minutos

Embora o Youtube seja o segundo maior buscador do mundo, perdendo apenas para o Google, muita gente desanima quando pensa em investir na plataforma. O alcance restringido pelos algoritmos, a forte concorrência entre produtores de conteúdo e o volume de vídeos postados diariamente, tornaram o Youtube uma plataforma hostil para iniciantes. Um cenário que está prestes a mudar com a inclusão das hashtags.

O anúncio foi feito há pouco menos de uma semana e deixou muita gente entusiasmada com a novidade. Originária do Twitter, rede social precursora desse recurso, a hashtag é primordial para a promoção de qualquer tipo de conteúdo.

Mas afinal, o que é uma hashtag?

Hashtag é uma palavra-chave antecedida por uma cerquilha(#), usada geralmente para identificar o tema de um conteúdo compartilhado nas redes sociais. Funciona da seguinte maneira:

Ao postar um conteúdo com a hashtag marketing digital (#marketingdigital), ele é automaticamente adicionado ao grupo desse tema. Assim, ao ser pesquisado o assunto marketing digital, o seu conteúdo será encontrado junto com os demais que usaram essa hashtag.

Como funcionam as hashtags no Youtube?

Se você ainda não sabe quais hashtags usar para promover o seu conteúdo, use o planejador de palavras-chave do Google Adwords. Nele, você encontrará as palavras-chave em alta para associar ao seu vídeo.

Diferente das outras plataformas como Facebook, Instagram e Twitter, o Youtube possui a inclusão de hashtags de forma ampla e abrangente. Uma estratégia que contempla o título, a descrição do vídeo e a inclusão das hashtags acima da descrição.

1 – Hashtag no título do vídeo

Além de criar um título atrativo para o seu conteúdo, é possível adicionar uma hashtag a ele. A hashtag no título de um vídeo torna-se clicável como resultado de busca. Levando o usuário a todo o conteúdo mais recente produzido sobre determinado assunto.

No título de um vídeo, o ideal é que haja apenas uma hashtag. A estratégia precisa estar em consonância com as técnicas de SEO para criar um título atrativo para o Youtube. No entanto, uma hashtag não explora o potencial do conteúdo produzido.

2 – Hashtag na descrição do vídeo

A descrição do seu vídeo, além de conter o texto que resuma e explique seu conteúdo, precisa de hashtags que o conectem com os assuntos do seu ramo de atuação. Um conteúdo sobre marketing digital, por exemplo, poderia ser associado com inúmeras hashtags como: #inboundmarketing, #videomarketing e por aí vai.

3 – Hashtag acima do título do vídeo

Ao ser adicionada uma hashtag na descrição do vídeo, ela automaticamente é direcionada para um campo localizado acima do título. Assim, o usuário não precisa rolar a página e nem clicar no “ver mais” para poder interagir com uma hashtag.

Dicas para o bom uso das hashtags

Saber usar de forma eficaz as hashtags no Youtube implica em ficar por dentro de algumas normas estabelecidas pela rede social. Vejamos algumas:

1 – Não abuse no número de hashtags

Utilize menos de quinze hashtags na descrição do seu vídeo. Se ultrapassar essa quantidade, seu conteúdo pode ser classificado como spam e ser removido da plataforma.

2 – Inclua termos que tenham a ver com o seu conteúdo

Hashtags enganosas ou não associadas ao assunto do seu conteúdo podem resultar na remoção do seu vídeo. Por isso, preste atenção em quais assuntos relacionar, para não fugir do tema.   

3 – Adeque seu conteúdo às hashtags

Uma hashtag é um recurso para busca de conteúdos. Evite criar frases que não levam à busca de nenhum outro tipo de conteúdo na internet. O uso de tags descritivas comuns ou frases repetitivas pode resultar na remoção ou na aplicação de penalidades ao seu vídeo.

Comece agora a usar hashtags nos seus vídeos

Muitas empresas ainda não possuem boa visibilidade no Youtube devido à falta de mecanismos mais eficientes de busca. Mas essa fase passou! Faça seu conteúdo ser encontrado por um maior número de pessoas e entre no bolo do seu ramo de atuação.

Lembre-se de que hashtags são recursos aplicados à outras redes sociais, cada uma com sua particularidade.

Se acaso tiver alguma dúvida, faça um comentário que podemos ajudá-lo nas suas estratégias de marketing.

Assine nossa newsletter e esteja por dentro das novidades do mundo digital!

By |2019-03-10T10:51:47-03:00julho 23rd, 2018|Categories: Estratégias de Marketing, Social Video Marketing, Marketing Digital|0 Comentários

Sobre o Autor:

Há 10 anos, viajamos com briefings interestelares, em entregas feitas na velocidade da luz e uma equipe especializada pronta para os mais inimagináveis desafios. Agora embarcamos numa nova jornada. Adentramos o universo do marketing digital e estamos prontos para muitas batalhas, conquistas e descobertas. Nossa expertise em produção audiovisual munida de técnicas de storytelling e estratégias de marketing, são os nossos diferenciais.

Deixar Um Comentário