Melhores estratégias para geração de leads em redes sociais

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Melhores estratégias para geração de leads em redes sociais

Tempo de leitura: 6 minutos

Como anda a sua estratégia de geração de leads? É possível ganhar um impulso considerável em seus resultados ao contar com a ajuda das redes sociais para alavancar a visibilidade do seu conteúdo. Afinal, essas plataformas se tornaram parte integrante do dia a dia de muita gente. A sua empresa precisa aproveitar essa tendência.

No entanto, não basta apenas inaugurar uma presença na maioria das redes sociais e achar que os resultados virão da noite para o dia. É necessário atuar de maneira altamente estratégica ao trabalhar com esses ambientes, já que uma decisão errada pode ser suficiente para a imagem da sua empresa ser danificada, assim como seus resultados.

Tendo isso em mente, você precisa se preparar para elaborar uma campanha eficaz focada em geração de leads nas redes sociais. É possível explorar diversas funcionalidades diferentes dessas ferramentas para atingir o público certo para a sua marca e aumentar a visibilidade do seu conteúdo.

Confira a seguir as melhores estratégias para a geração de leads em redes sociais:

Entenda o perfil do seu público

Para potencializar a sua geração de leads nas redes sociais, você precisa criar conteúdo capaz de impactar seu público-alvo. Afinal, se as suas publicações não geram identificação, ficará impossível inspirar ações da audiência.

Portanto, o primeiro passo que você deve seguir é o de conhecer muito bem o perfil dessas pessoas. Um dos pontos mais importantes é saber quais as necessidades e motivações delas, já que são informações essenciais para construir uma abordagem que seja realmente persuasiva.

Use as redes sociais certas

Quando o assunto é marketing nas redes sociais, existem diversas opções de plataformas para escolher. No entanto, não há nada de positivo em tentar estar presente em todas elas. Em vez disso, aproveite o que você sabe a respeito do perfil do seu público-alvo e atue apenas nas redes sociais que ele utiliza.

Outro critério importante a ser considerado são as possibilidades de publicação oferecidas pela plataforma, que devem contar com aquilo que sua estratégia demanda. Algumas permitem postar fotos, vídeos, links, realizar transmissões ao vivo, entre outros. Considere que tipo de post você pretende fazer ao tomar sua decisão.

Interaja com o público

As redes sociais são, em sua natureza, fundamentadas na interação entre as pessoas. Se a sua empresa não responde comentários e mensagens, dificilmente conseguirá trabalhar com uma boa geração de leads nessas plataformas. Dê atenção ao seu público para que ele se sinta ouvido e a experiência dele seja mais positiva.

Crie o hábito de checar as interações conquistadas em suas redes sociais. Evite deixar as pessoas esperando uma resposta, já que isso pode causar reações negativas. Durante esses contatos, saiba detectar oportunidades para direcionar ofertas personalizadas.

Compartilhe conteúdo relevante

Levando em conta o que você sabe a respeito do perfil do seu público, um dos passos mais importantes para a geração de leads em redes sociais está em compartilhar conteúdo que seja relevante a ele. Se isso não acontece, você perderá a disputa pela atenção de clientes em potencial.

Ao entender quais são as necessidades do seu público, o seu papel é o de criar posts que sejam capazes de ajudá-lo e agregar valor à vida dele. Pense de que formas você pode ajudar seus seguidores ao mesmo tempo em que solidifica sua empresa como uma referência em seu segmento. Se a sua publicação não faz isso, logo será descartada e seu perfil perderá o apelo.

Crie anúncios sociais

A maioria das redes sociais da atualidade possui plataformas completas de mídia que permitem patrocinar posts para segmentos altamente específicos. Também é um método bastante eficaz para alcançar resultados de engajamento e visibilidade muito maiores do que os possíveis sem esse impulso.

Por exemplo, com o Facebook Ads você consegue veicular diversos formatos de anúncios diferentes e monitorar seus resultados com alta precisão. É possível aproveitar toda a riqueza de informações da maior rede social da atualidade para impactar a audiência certa. Considere os seus objetivos e o conteúdo a ser veiculado e dê início às suas campanhas de mídia.

Explore múltiplos formatos

Um dos principais benefícios de trabalhar com redes sociais para a geração de leads está em ter acesso a diversos formatos de conteúdo diferentes. A maioria dessas plataformas possibilita postar textos, fotos, GIFs, vídeos, links, entre outros. O que ajudará a definir as escolhas é o perfil do seu público-alvo.

É normal não ter total certeza sobre qual caminho seguir nesse sentido. Para garantir as melhores decisões, vale a pena fazer testes e verificar quais tipos conquistam resultados superiores. Além disso, fique de olho nas novidades e atualizações da plataforma usada para ficar sabendo de novas possibilidades quando surgirem.

Aprenda com seus resultados

O trabalho com redes sociais com foco em geração de leads deve ser um contínuo aprendizado para a sua empresa. É necessário acompanhar seus resultados de perto para entender de que formas seu público está reagindo às suas estratégias e se aprimorar cada vez mais se baseando neles.

Por exemplo, imagine que links para e-books costumam atrair um bom volume de cliques em sua página no Facebook, mas o mesmo não acontece quando você publica fotos. Fica claro, então, o quanto você deve investir mais no primeiro tipo de conteúdo em vez do segundo.

Prepare-se para os próximos passos

Agora que você sabe como aproveitar a força das redes sociais para intensificar a sua geração de leads, está na hora de se concentrar em seu planejamento. Leve em consideração o perfil do seu público-alvo e a identidade da sua marca para elaborar uma estratégia que faça sentido para os seus objetivos.

Utilizar as redes sociais para a geração de leads é algo perfeitamente possível, bastando utilizar corretamente as ferramentas que você tem à disposição. Utilize formatos de posts adequados, publique com frequência, interaja com o público, entre outros.

Por fim, lembre-se de que todos esses esforços precisam estar em constante evolução. Busque sempre novas referências para aprimorar o seu conteúdo e a forma como ele é distribuído nas redes sociais. Acompanhe também as atualizações dessas plataformas, que periodicamente ganham novos recursos.

Continue aprendendo sobre como ter melhores resultados com o meio digital. Veja no blog como trabalhar com o marketing de conteúdo e aproveitar suas vantagens.

By |2019-03-10T10:49:13-03:00agosto 30th, 2018|Categories: Estratégias de Marketing, Marketing Digital|0 Comentários

Sobre o Autor:

Há 10 anos, viajamos com briefings interestelares, em entregas feitas na velocidade da luz e uma equipe especializada pronta para os mais inimagináveis desafios. Agora embarcamos numa nova jornada. Adentramos o universo do marketing digital e estamos prontos para muitas batalhas, conquistas e descobertas. Nossa expertise em produção audiovisual munida de técnicas de storytelling e estratégias de marketing, são os nossos diferenciais.

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