Estratégia de marketing: os melhores formatos de conteúdo

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Estratégia de marketing: os melhores formatos de conteúdo

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A sua estratégia de marketing está precisando de um impulso? Já é hora de começar a aproveitar os benefícios que a publicação de conteúdos ricos pode oferecer.

Para aproveitar a força desse recurso em sua estratégia de marketing, você deve escolher os formatos corretos para atrair sua persona. Calma! No começo, pode ser um pouco difícil de decidir qual o formato você deve produzir, devido as inúmeras possibilidades que o conteúdo pode ter.

Antes de tudo, lembre-se de avaliar cuidadosamente as necessidades e motivações de suas personas. Esses critérios serão decisivos para nortear suas decisões.

Veja a seguir os melhores formatos de conteúdo que você pode utilizar em sua estratégia de marketing:

Blogposts

A publicação de textos em um blog é considerada uma ótima isca para atrair a atenção de um grande público que eventualmente será inserido em seu funil de vendas. Ao aproveitar as técnicas de SEO, é possível garantir que os seus blogposts apareçam em boas posições no Google e atraiam um bom fluxo de audiência.

O tamanho do blogpost dependerá do assunto escolhido, já que o mais importante é que ele satisfaça a questão proposta. Isso fará com que mais público seja atraído pelo conteúdo e, assim, você conte com cada vez mais gente entrando no funil de vendas da sua estratégia de marketing, tornando-se eventualmente leads.

eBooks

Ao trabalhar com conteúdo rico em sua estratégia de marketing, o eBook é uma estratégia que você pode considerar. O formato de livro digital oferece bastante liberdade para você desenvolver um tema em várias seções e empregar o uso de diversos outros tipos de elementos visuais entre elas.

Por ser um material mais denso, é preciso abordar o assunto de maneira aprofundada. Afinal, uma abordagem mais rápida é mais indicada para o blogpost. O eBook tem o intuito de abordar uma questão em todos os seus aspectos. Exigindo uma boa diagramação que tenha uma leitura de qualidade e desperte o desejo de ser lido pelo público.

Infográficos

Às vezes, a melhor disposição de uma informação é um infográfico. Se você tem acesso a dados que sejam do interesse da sua persona, é possível considerar a criação de infográficos em sua estratégia de marketing.

O papel do infográfico é traduzir uma informação de maneira fácil de ser digerida pelo leitor. Procure representar visualmente as ideias que você tem em mãos e que poderiam render muitas linhas de um blogpost. Com o infográfico, você pode prometer à sua persona uma forma de compreensão de um assunto complexo com o máximo de simplicidade.

Vídeos

O Vídeo é umas das ferramentas mais poderosas do marketing digital, além de ser uma das maiores tendências de formato atualmente. Estipula-se que 2019, o consumo global de vídeos corresponderá a 80% de todo o tráfego da internet.

Vídeos postados nas redes sociais geram 1.200% mais compartilhamentos que imagens e textos combinados. A evolução tecnológica permitiu a democratização deste tipo de formato, com a produção de vídeos de alta qualidade por orçamentos dentro da realidade de pequenas e médias empresas.

Vídeos institucionais, tutoriais, entrevistas e o novíssimo social video marketing, são apenas algumas das inúmeras possibilidades que o vídeo pode oferecer.

Webinars

O intuito do webinar é transmitir conhecimento a respeito de determinado tema por meio da figura de um apresentador. Ele pode ser alguém que pertence à sua equipe ou um convidado que tenha relevância em seu segmento.

O material servirá como uma aula à distância, contando com apresentação de material didático e interações com o público pelo envio de mensagens. O Webinar serve como um vídeo interativo, tendo como principal atrativo a possibilidade de responder a perguntas da audiência em tempo real.

Para o funil de vendas, este material desponta como um importante aliado. Seja na apresentação do seu produto por meio de uma demonstração, ou na abordagem de alguma questão associada às necessidades de uma persona que ainda não tenha relação com a sua empresa.

Ferramentas

Em alguns casos, a melhor entrega que você pode fazer à persona é algo que vai além de informações escritas em um e-book ou em um infográfico. A disponibilização de ferramentas pode ajudar bastante o seu público e se encaixar como o tipo de conteúdo perfeito para a sua estratégia de marketing.

Aqui, o que vale é usar a criatividade para solucionar os problemas do público com algum recurso de fácil uso. Afinal, o intuito do conteúdo deve ser sempre o de ajudar a persona em suas necessidades e objetivos.

Por exemplo, um sistema que avalia a saúde de um negócio, a partir das respostas enviadas pelo usuário, pode ajudar pessoas de diversos segmentos. Outra possibilidade envolve uma versão de testes do seu produto, se ele for algum tipo de software.

Kits

Você pode ir além do básico e fornecer mais de um material rico de uma vez para a sua persona, se a proposta se encaixar nas necessidades dela. A disponibilização de kits é uma das possibilidades de conteúdo que você pode incluir em sua estratégia de marketing, basta contar com um bom planejamento.

Por exemplo, você pode compactar em um único arquivo um eBook, um infográfico e uma ferramenta. Ofereça tudo em um único pacote para a persona, deixando claro para ela qual o valor de baixar juntamente esses recursos.

Preferencialmente, eles precisam dialogar entre si em questão de assunto e fornecer uma entrega de qualidade ao público. Lembre-se de explicar bem para a persona o que contém no kit e os motivos para que esses materiais sejam utilizados juntos.

Já tomou sua decisão?

Agora que você já conhece os principais formatos de conteúdo que podem ser usados em sua estratégia de marketing, aproveite para dar início à sua implementação.

Avalie muito bem o perfil de suas personas e suas respectivas necessidades. Depois, planeje os melhores tipos de conteúdo que podem ajudá-las. Fique de olho em seus resultados para conferir como sua audiência está reagindo às suas publicações, e sempre encontre maneiras de se aprimorar.

Aprenda mais sobre recursos inovadores que podem ajudar você a alcançar retornos cada vez melhores. Confira aqui no blog tudo sobre Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e outros assuntos relevantes sobre empreendedorismo digital.

By |2019-03-10T10:51:55-02:00julho 12th, 2018|Categories: Estratégias de Marketing, Marketing Digital|1 Comentário

Sobre o Autor:

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Um Comentário

  1. […] dos principais atrativos de trabalhar com campanhas de mídia é poder escolher entre diversos formatos. Nas redes sociais, você pode atingir uma audiência vasta e segmentar seu conteúdo para grupos […]

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