Estratégia de conteúdo em vídeo: tudo que é preciso saber para criar

/, Social Video Marketing, Video Marketing, Empreendedorismo Digital/Estratégia de conteúdo em vídeo: tudo que é preciso saber para criar

Estratégia de conteúdo em vídeo: tudo que é preciso saber para criar

Tempo de leitura: 7 minutos

Os vídeos não são mais o futuro, são o presente. A frase pode parecer clichê, porém diversas pesquisas realizadas no mercado comprovam a sua veracidade e reafirmam que o conteúdo em vídeo já é uma das principais formas de comunicação na internet.

Só para se ter uma ideia, segundo o próprio diretor-geral do YouTube no Brasil, até 2020, o consumo de vídeos online pode superar o da TV tradicional.  A Cisco, uma das maiores empresas de telecomunicações do mundo, também realizou estudos e constatou que, até 2021, 82% do tráfego da internet será gerado por vídeos.

Essas estatísticas convergem para mostrar às empresas a necessidade cada vez maior de estabelecer uma estratégia de conteúdo em vídeo. Confira a seguir as vantagens de entrar nesse mercado e também dicas para potencializar a estratégia!

As vantagens de investir em uma estratégia de conteúdo em vídeo

Desde a ascensão do YouTube até o surgimento de recursos de vídeos em redes sociais como Facebook e Instagram, a internet já não se vê seduzida por conteúdos meramente textuais. Estudos indicam que vídeos compartilhados em redes sociais geram 1.200% mais compartilhamentos que imagens e textos combinados.

As principais redes sociais investem fortemente em recursos de vídeos. Stories, lives e outros recursos audiovisuais são as ferramentas mais em alta atualmente. O aumento exponencial dos conteúdos em vídeos se devem a alguns benefícios que eles proporcionam:

1 – Maior alcance orgânico

O alcance orgânico pode ser definido como aquele que não recebe investimentos de propaganda, como as veiculadas pelo Google, sendo essencial para uma estratégia de conteúdo em vídeo.

Segundo a Animoto, o número de pessoas que preferem ver um vídeo é quatro vezes maior do que as que preferem ler um conteúdo sobre o mesmo assunto. Consequentemente, isso interfere no alcance das publicações em vídeo.

Aliás, esse formato, que pode incluir as chamadas lives, permite uma interação mais ampla com o público, criando mais engajamento.

2 – Maior apreensão do conteúdo

Segundo pesquisas da WorldStream em 2018, os usuários retêm até 95% das informações em vídeo e apenas 10% em textos.

O conteúdo expositivo costuma ser não só mais atraente, como também menos cansativo. Consequentemente, isso leva a uma lembrança mais vívida para o consumidor. Isso é essencial, por exemplo, na hora de converter vendas e aumentar a lembrança de marca.

3 – Melhor retorno sobre o investimento

Outro benefício da utilização de conteúdo em vídeo é o retorno sobre o investimento realizado. O custo da produção audiovisual é compensando pelo poder e alcance que ela tem, o que contribui diretamente para maior propensão a vendas e conversão dos leads em consumidores.

Os indivíduos tendem a se sentir mais impelidos a adquirir produtos e serviços quando têm a oportunidade de ver o que estão comprando antes, bem como as suas funcionalidades e benefícios.

As etapas para começar a produzir e divulgar conteúdo em vídeo

Agora que já conhecemos alguns dos principais benefícios do conteúdo em vídeo, é importante saber como chegar a eles, ou seja, as etapas para produzir e divulgar vídeos com qualidade. Confira!

1 – Defina sua persona

Antes de pensar em produzir vídeos, é preciso ter em mente de que marketing de conteúdo precisa de alguns pré-requisitos para ser posto em prática. Para qualquer estratégia de marketing digital, você precisa conhecer bem o seu cliente ideal, em outras palavras, a sua persona.

2 – Faça um planejamento

Após definir a sua persona, é preciso entendê-la quanto ao seu comportamento e hábitos de consumo. Faça um mapeamento da jornada de compra do seu cliente e, através dela, construa um funil de vendas para a sua empresa. Tendo esses dois materiais fechados e bem estudados, você saberá exatamente que como, quando e que tipo de conteúdo em vídeo deverá produzir para atingir a sua audiência.

3 – Construa roteiros atraentes

De nada adianta ter uma persona bem definida, jornada de compra e funil de vendas bem estruturados se os seus roteiros não se conectam com o seu público. Agora que você já sabe por onde seguir, de assuntos abordar, é preciso saber como abordá-los.

Um bom roteiro prende a atenção do espectador com técnicas que refletem seu comportamento diante de um produto audiovisual. Roteiros feitos para a internet e redes sociais, muito mais que contarem uma boa história, precisam levar em conta os hábitos da sua audiência. Por isso:

Capriche no storytelling:

A técnica do storytelling há tempos é utilizada na publicidade. E é ela quem vai trazer para os seus vídeos o poder de conexão que você precisa. Lembre-se: tenha sempre em mente de que comunicação é o contato entre pessoas. Por isso, sua empresa precisa ter uma voz humanizada (esqueça aquele velho texto institucional, isso não funciona na internet) e tratar sua persona com igualdade e empatia.

Retenha a atenção:

Assistir vídeos online é a melhor maneira de ficar por dentro de todas as técnicas infalíveis para prender a sua audiência. Veja vídeos e anote os momentos mais emocionantes de cada um deles. Faça comparações e descubra pontos em comum.

4 – Crie conteúdo de impacto

Existem dois tipos de conteúdos que muito ajudam na construção de uma estratégia: Conteúdos evergreen e Conteúdos Noticiosos.

Conteúdos Evergreen tratam de assuntos que, a longo prazo, possuem uma ótima performance. Invista em assuntos mais conceituais sobre o seu ramo de atuação, como definições de conceitos, listas e dicas.

Conteúdo Noticiosos tratam de notícias sobre o seu ramo de atuação. Eles informam e transmitem conhecimento através da sua visão crítica diante de algum fato.

O Google AdWords é uma importante ferramenta para que o seu marketing de conteúdo seja infalível. Nele, você terá acesso aos assuntos em alta da sua área.

5 – Hospede seus vídeos nas plataformas certas

Redes sociais são empresas. E assim como qualquer empresa, elas são pensadas para públicos específicos.

Marketing de conteúdo em vídeos precisa ser trabalhado de acordo com as plataformas e suas particularidades. Vídeos muito curtos não performam bem no YouTube, mas possuem uma aderência maior em redes como Instagram e Facebook.

Estude sua persona e descubra em que rede ela está. Depois, estude cada rede e como conteúdos em vídeos se comportam quando nelas são compartilhados.

6 – Monitore os resultados e faça pesquisas

Procure avaliar o crescimento das visualizações, engajamento e também número de pesquisas sobre o assunto. Estabelecer KPIs (Key Performance Indicators) é a maneira mais adequada de saber se a sua estratégia de conteúdo em vídeo está funcionando ou não.

Fazer pesquisas é outra ação importante. Isso consiste em avaliar o que os concorrentes andam fazendo, o que o público quer ver, bem como os assuntos que estão em alta. Tudo isso ajudará a planejar melhores roteiros no futuro.

O Social Video Marketing

As redes sociais ocupam uma grande parcela da internet. Muitos usuários consomem notícias e conteúdos através de posts. Vídeos compartilhados em plataformas como Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, entre outras, de muito se diferenciam do video marketing. Estamos diante de uma nova era, a era do Social Video Marketing. Vídeos pensados para as redes sociais, seja no seu formato, duração, tema e abordagem, ganham muito mais destaque.

O ambiente virtual já é um lugar de extrema disputa e conta com um público ávido por conhecimento, informação e entretenimento. Tendo isso como pressuposto, invista em estratégias de marketing, se especialize em contar uma boa história e, principalmente, produzir vídeos bem acabados. Se acaso sua empresa não possuir musculatura para tal façanha, procure uma empresa especializada no assunto.

Viu que a sua empresa tem a necessidade de criar vídeos de maior impacto? Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!

Sobre o Autor:

Há 10 anos, viajamos com briefings interestelares, em entregas feitas na velocidade da luz e uma equipe especializada pronta para os mais inimagináveis desafios. Agora embarcamos numa nova jornada. Adentramos o universo do marketing digital e estamos prontos para muitas batalhas, conquistas e descobertas. Nossa expertise em produção audiovisual munida de técnicas de storytelling e estratégias de marketing, são os nossos diferenciais.

Deixar Um Comentário