Conteúdo evergreen X conteúdo noticioso

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Conteúdo evergreen X conteúdo noticioso

Tempo de leitura: 4 minutos

A cada dia, a disputa pela atenção do público fica mais acirrada na internet. Empresas que se aventuram pelas terras férteis do marketing de conteúdo, devem saber que existem dois tipos a serem trabalhados em suas estratégias de marketing: o Conteúdo Evergreen e o Conteúdo Noticioso. Duas maneiras bem diferentes e eficientes de compartilhar conhecimento com a sua audiência.

É importante frisar que ao compartilhar conteúdo com a sua persona, você precisa sempre ficar atento aos objetivos do seu marketing. Afinal, o marketing de conteúdo é uma estratégia que gera frutos a médio e longo prazo, produzindo construção de autoridade com base nas necessidades do seu público, que a sua empresa pode sanar.

Construir autoridade na internet implica em possuir duas qualidades primordiais: conhecimento e informação. Pense naquele professor universitário que demonstra ser um porto seguro de conhecimento, mas que está bem aquém de todas as novidades da sua área de atuação. Ou então naquele professor que é muito bem informado, mas que carece de um conhecimento mais abrangente. Para garantir um marketing de conteúdo de excelência, sua empresa precisa ser a junção desses dois perfis.

Mas o que vem primeiro: o conhecimento ou a informação? Pontos para quem marcou a primeira opção! Conhecimento é o que define o Conteúdo Evergreen.

Conteúdo Evergreen

Numa tradução livre, evergreen significa sempre verde. Conteúdos evergreen agem no intuito de formar uma base de conhecimento para o seu blog, dando autoridade para a sua marca. Definições de assuntos mais técnicos, por vezes quase acadêmicos, que gerem valor e agreguem sempre trazendo uma dica rica para a sua persona aplicar no seu dia a dia ou no seu negócio.

Imagine uma agência de marketing digital. Ela pode produzir conteúdos evergreen sobre conceitos de marketing, como, por exemplo: estudos de persona, retorno sobre investimento em marketing e outros tantos assuntos que tornam o blog da agência um portal onde é possível encontrar tudo sobre marketing digital.

Conteúdos Evergreen tendem a performar por muito tempo e virar verdadeiros ativos para o seu negócio.

Performar por muito tempo não significa performar para sempre. Conteúdos Evergreen têm uma validade de dois anos ou mais. Se bem trabalhados em seus mecanismos de divulgação, utilizando técnicas de SEO, esses conteúdos podem aparecer para cada vez mais público e gerar um aumento no ranking do Google, resultando em um fluxo de visitas para o seu site, que pode durar meses e até anos.

Enquanto conteúdos evergreen geram acessos constantes a médio e longo prazo, existe outro tipo de conteúdo que gera picos de audiência ao trazer informações atuais. O conteúdo do agora, ou melhor, o conteúdo noticioso.

Conteúdo Noticioso

Quem disse que a sua empresa também não pode ser um portal de informação? Sites de notícias são os mais acessados da internet e nada melhor do que se valer dessa essência para atrair mais audiência para a sua marca.

Vamos usar o mesmo exemplo da agência de marketing. Ela pode compartilhar conteúdos sobre lançamentos de novas ferramentas em redes sociais, como por exemplo, o IGTV – o novo recurso de vídeos do Instagram. Conteúdos noticiosos geram ótimos resultados em um curto espaço de tempo, pois além de aproveitar a onda do momento, eles posicionam a sua empresa no bolo de portais que estão falando sobre o assunto da vez. No entanto, é importante frisar que conteúdos noticiosos são quase que descartáveis, já que as informações envelhecem, deixando de ser novidade muito rapidamente.

E como produzir esses dois tipos de conteúdo em vídeos?

Você, empreendedor ou profissional de marketing, já sabe que vídeos são os conteúdos mais eficientes no marketing digital. Mas como produzi-los dentro desses dois conceitos?

Não existe mistério! Muitos canais no YouTube produzem conteúdos evergreen comentando resenhas de livros que têm a ver com o seu negócio. Assim como listas e entrevistas com especialistas no assunto.

Já os vídeos com conteúdos noticiosos podem trabalhar comentários sobre os assuntos em alta no seu ramo de atuação ou até mesmo Stories sobre algum evento que a sua equipe participou.

Lembre-se! É importante que conteúdos evergreen e noticiosos se adequem aos seus objetivos. Não produza sem foco ou estratégia. Você só terá muitos esforços que não gerarão resultados satisfatórios.

Gostou do conteúdo? Quer mais algumas dicas sobre o tema? Então deixe um comentário que ficamos felizes em responder!

Acompanhe o nosso blog e as nossas redes sociais para ficar por dentro dos nossos conteúdos… evergreen e noticiosos!

By |2019-03-10T10:48:46-03:00setembro 24th, 2018|Categories: Marketing Digital|0 Comentários

Sobre o Autor:

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