Como usar o marketing de relacionamento para fidelizar clientes?

//Como usar o marketing de relacionamento para fidelizar clientes?

Como usar o marketing de relacionamento para fidelizar clientes?

Tempo de leitura: 3 minutos

Um dos fatores determinantes para a fidelização de um cliente são as experiências positivas e a qualidade no atendimento. Isso reflete na escolha pelos produtos ou serviços da empresa que lhe oferece um atendimento diferenciado, antes mesmo do discurso de vendas. E, para otimizar essa relação, é possível utilizar o marketing de relacionamento para fidelizar clientes.

Afinal, o custo de aquisição de clientes (CAC) é uma das métricas mais importantes para uma empresa e, por isso, deve ser considerado e analisado de perto pelos gestores. Com a fidelização, este custo é reduzido, já que o cliente tende a consumir mais da mesma empresa.

Veja agora como utilizar o marketing de relacionamento para fidelizar clientes e aumentar os lucros da sua empresa. Confira!

Papel do marketing de relacionamento para fidelizar clientes

Construir um relacionamento positivo e de confiança com seu cliente é o primeiro passo para a fidelização. Para tornar essa relação mais forte e duradoura, é importante investir em técnicas e processos baseados em uma estratégia de marketing de relacionamento.

Além de alinhar as expectativas do cliente com os processos de marketing, a estratégia de marketing de relacionamento deve definir também quais serão esses processos e como serão executados.

Como utilizá-lo em sua estratégia de marketing

Listamos abaixo alguns dos processos estratégicos de marketing de relacionamento e como você pode utilizá-los em sua empresa para fidelizar o cliente. Confira!

1 – Mantenha bom contato com seu cliente

O contato com o cliente é fundamental para sua satisfação e fidelização. Por isso, é importante que existam processos definidos para a realização dos contatos e, também, critérios de qualidade para acompanhar cada contato realizado.

2 – Elabore um programa de fidelização

Outro processo de marketing de relacionamento consiste em desenvolver um programa de fidelização de clientes. É possível oferecer vantagens para o cliente recorrente, incentivando novas compras por meio de descontos, pacotes, dentre outros diferencias que permitam estreitar o relacionamento.

3 – Ofereça atendimento de qualidade no pós-venda 

Além do atendimento de qualidade antes da compra e durante o processo de fechamento, é fundamental que a empresa ofereça também atendimento eficiente no pós-venda. Dentro de uma estratégia de fidelização, o pós-venda representa o contato que diferencia uma venda única de um cliente fidelizado.

Isso significa atender os clientes de forma focada e atenta, mesmo nas reclamações, que podem ser revertidas por meio de um atendimento eficiente.

Outras vantagens do marketing de relacionamento para sua empresa

Desenvolver estratégias de marketing de relacionamento permite que a empresa construa reputação com o público. Cada vez mais, a decisão de compra do cliente leva em consideração a experiência, e sua visão a respeito da empresa influencia diretamente a aquisição de um produto ou serviço.

Utilizar o marketing de relacionamento para fidelizar clientes é uma ótima estratégia, que permite aumentar o ticket médio de seu negócio e reduzir custos com aquisição de novos clientes, que representa um alto valor para as empresas. Ou seja, é uma pratica que traz vantagens tanto para o cliente como para a empresa.

Gostou das dicas de como utilizar o marketing de relacionamento para fidelizar clientes de forma eficiente? Então, nos acompanhe no Facebook, no Youtube e no Instagram. E não perca nenhuma novidade!

By |2019-03-10T10:52:00-03:00julho 10th, 2018|Categories: Estratégias de Marketing|0 Comentários

Sobre o Autor:

Há 10 anos, viajamos com briefings interestelares, em entregas feitas na velocidade da luz e uma equipe especializada pronta para os mais inimagináveis desafios. Agora embarcamos numa nova jornada. Adentramos o universo do marketing digital e estamos prontos para muitas batalhas, conquistas e descobertas. Nossa expertise em produção audiovisual munida de técnicas de storytelling e estratégias de marketing, são os nossos diferenciais.

Deixar Um Comentário