Como construir autoridade e ganhar a confiança do público

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Como construir autoridade e ganhar a confiança do público

Tempo de leitura: 4 minutos

Você já pensou em como construir autoridade com a sua marca? Acha que ela está conseguindo ganhar a confiança do seu público-alvo? Com uma audiência cada vez mais exigente conforme a de muitos mercados, trata-se de um desafio que precisa ser enfrentado.

A autoridade é algo essencial porque estabelece aquela empresa como confiável, profissional e capaz de entregar o que o cliente necessita. Quem quer fechar negócio está em busca de uma parceria produtiva, não de amadores. Se a sua marca não transmite essa impressão ao público que ela deseja atingir, então seus esforços de marketing precisam ser revistos urgentemente.

Se o seu objetivo é focar em autoridade, existem algumas maneiras de garantir uma melhoria nessa área. São caminhos que envolvem reforçar o seu posicionamento em determinados canais e aproveitar a sua voz para se comunicar melhor.

Veja abaixo como construir autoridade e ganhar a confiança do público em 5 passos:

Entenda o perfil do seu cliente

Construir autoridade requer saber o que dizer, como dizer e para quem dizer. Toda empresa possui um público-alvo, mas muitas ainda falham por achar que seus clientes fazem parte de uma grande massa homogênea. Em linhas gerais, descubra se o seu mercado é de nicho e se o seu cliente possui características específicas capazes de dificultar a sua comunicação se acaso não conhecê-lo a fundo. Se ainda não o conhece, comece logo a estudar cada traço da sua personalidade. Crie uma persona, um personagem semi-fictício que simula o seu cliente ideal. Se acaso não souber como criar a sua, baixe aqui o nosso eBook de Persona.

Com uma persona bem definida, você saberá que ações tomar e cada passo a ser seguido para atingir os objetivos da sua empresa.

Publique conteúdo de qualidade

Segundo o Content Trends 2018, estudo realizado pela Rock Content, o Marketing de Conteúdo traz 2,6 vezes mais visitas e 3,7 vezes mais leads para as empresas que o adotam. Por isso, invista na produção e compartilhamento de conteúdo relevante sobre o seu ramo de atuação. Essa estratégia gera autoridade para o autor do conteúdo (a sua empresa), criando um gatilho de reciprocidade para quem o consome, ou seja, a vontade de retribuir o que foi dado com algum tipo de ação.

Publicações em blogs geram em média 2 vezes mais visitas para o seu site. Ainda não tem um blog? Crie logo o seu! Mas não esqueça de descobrir outros meios da sua empresa se comunicar na internet!

Atue nas redes sociais

Um estudo feito pela rede de afiliação Awin junto aos seus anunciantes no Brasil constatou que o Marketing de Conteúdo em plataformas como blogs e Facebook representa 20% de todas as ações realizadas pelas marcas. Uma atuação que cresce a cada dia. No entanto, mesmo que uma empresa não invista no compartilhamento de conteúdo relevante, possuir uma presença nas redes sociais é tarefa primordial para se conectar ao seu cliente.

Ao estudar o perfil da sua audiência, tenha atenção especial às redes que ela costuma usar e construa presença virtual para estar sempre próximo à sua persona.

Atenda bem seu público

Já passou o tempo em que o atendimento ao cliente era feito via contato telefônico. Com a internet e as redes sociais, o senso de urgência da sua audiência precisa ser atendido.

Esteja atento às suas redes sociais e não demore para responder algo quando solicitado. Responda todos os comentários no Facebook e em outras redes sociais onde sua marca atuar. Na sua página do Facebook, você pode incluir uma caixa de mensagem, que será aberta assim que o usuário visitá-la. Outra dica valiosa é a implementação de um chat bot no seu site, um atendente virtual que proporciona a solução de dúvidas corriqueiras e assuntos mais burocráticos que poderiam sobrecarregar a sua equipe de atendimento.

Unifique sua estratégia de marketing

A sua empresa tem posicionamentos diferentes dependendo do canal de atuação? Se sim, então saiba que isso pode ser bastante prejudicial para a manutenção da autoridade da sua marca e danificar sua credibilidade, além de causar confusão na sua audiência. Em vez disso, certifique-se de unificar a mensagem. A voz da sua marca precisa ser uma só, independentemente do meio em que está sendo veiculada.

Saber como construir autoridade e conquistar a confiança do público é algo essencial para se sustentar de forma competitiva em qualquer mercado. Se você não se preocupar com esse aspecto da atuação da sua empresa, eventualmente perderá espaço e ficará difícil recuperar esse posto. Tome uma decisão enquanto há tempo: reveja as suas estratégias de marketing e aproveite essas dicas para renovar o seu posicionamento.

Aprenda mais sobre como usar a força do conteúdo em nosso blog. Confira nosso artigo sobre os vários formatos que a sua marca pode explorar.

Boa leitura!

By |2019-03-10T10:51:09-03:00agosto 9th, 2018|Categories: Estratégias de Marketing|0 Comentários

Sobre o Autor:

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