Nosso Blog

Como aumentar as vendas utilizando marketing de conteúdo em vídeos

como aumentar as vendas

A concorrência está aumentando e você não tem ideia de como aprimorar seus resultados nesse cenário? Se você quer saber como elevar as vendas, precisa utilizar os recursos certos para isso. O uso do video marketing é o caminho para alcançar esse objetivo.

As pessoas já se acostumaram a consumir vídeos no dia a dia com alta frequência. O tempo gasto assistindo a vídeos na internet no Brasil cresceu 135% nos últimos 4 anos. Trata-se de um recurso bastante valioso para as estratégias de marketing digital, já que adicionar esse conteúdo às suas peças publicitárias aumenta a taxa de cliques em até 300%. Além disso, usar vídeos em landing pages aumenta as conversões em 86%. Já ficou bem claro o quanto esse formato pode ser vantajoso, não é?

O audiovisual permite bastante flexibilidade para a sua empresa. O vídeo pode se adaptar a diversas formas de estrutura e linguagem, podendo se encaixar na estratégia de marcas bem diferentes. Basta elaborar um planejamento focado nos seus objetivos e adotar uma abordagem que faça sentido para a identidade da sua empresa e o seu mercado.

Veja a seguir as melhores formas de como aumentar as vendas usando marketing de conteúdo em vídeos:

Entenda o perfil do seu público

Toda iniciativa de marketing precisa ser desenvolvida tendo em mente as características e necessidades da audiência que pretende impactar. Senão, corre o risco de gerar zero identificação e não converter os resultados esperados. Ao trabalhar com vídeos, você precisa levar em conta esse aspecto para não errar.

Estude qual é a essência do público ideal, a persona, da sua campanha. Compreenda o que elas estão buscando e, a partir disso, você pode desenvolver uma estratégia de conteúdo focada em satisfazer essas necessidades. Isso aumentará o apelo do seu vídeo e garantirá mais identificação com a sua marca.

Defina os formatos que serão usados

Um dos principais benefícios de usar vídeos em sua estratégia de marketing para aumentar as vendas está em poder escolher entre diversos formatos para produzir seu conteúdo. Tanta versatilidade fará muito bem à sua marca, independentemente do mercado em que ela está inserida.

Um vídeo pode ser uma entrevista, um tutorial, um webinar, um vlog, entre vários outros. O que determinará a melhor opção é o perfil do seu público-alvo. Procure entender quais formatos de vídeos a sua audiência costuma conferir na internet e qual formato se encaixa ao que a sua campanha quer comunicar.

Utilize equipamentos adequados

Hoje em dia, é muito fácil iniciar a produção de um vídeo. Basta pegar o celular e começar a gravar. Só que isso não significa que você deve abrir mão de se preocupar com a qualidade dos equipamentos usados em sua estratégia de marketing. O seu público é capaz de distinguir a diferença, e isso pode ter um impacto nos seus resultados.

Qualidade não se refere apenas à câmera, mas também se aplica à captação de som, iluminação e edição. Tudo isso precisa da estrutura correta para criar um conteúdo de qualidade ao final. Pesquise por bons equipamentos que se encaixem nas suas necessidades e aproveite os seus benefícios.

Divulgue seus vídeos em vários canais

Investir apenas em produzir bons vídeos, não é uma estratégia apaz de gerar os resultados de vendas que você está esperando. Para que possam chegar às pessoas, eles precisam ser espalhados pelos seus canais de marketing, como e-mail e redes sociais.

Leve em conta o perfil do público que você está tentando atingir e os principais meios usados por ele para consumir conteúdo. Planeje chamadas nesses canais para os seus vídeos com uma boa frequência para contar com um ritmo constante de visualizações.

Crie conteúdo mais humano

O público é capaz de distinguir quando um conteúdo não tem “alma” e é feito apenas para vender. Com cada vez mais concorrência pela atenção dessas pessoas, pode ficar difícil para o seu vídeo se destacar nesse cenário A saída para o problema está em investir em um conteúdo mais humano.

É muito fácil entrar no piloto automático e querer produzir vários vídeos focados em alta performance sem pensar muito em escrever um roteiro de qualidade ou na forma como ele é conduzido. Porém, o seu sucesso depende de um material rico que inspire desejo de ser compartilhado. Então vá com calma e lembre-se do elemento humano.

Destaque os seus produtos

Se o seu objetivo é saber como aumentar as vendas usando vídeos no seu marketing, dê destaque aos seus produtos ao veicular seu conteúdo. Aproveite que o audiovisual é bastante versátil e planeje vídeos de demonstração, análise as características dos itens que você deseja vender.

É possível conquistar muita confiança dos seus potenciais clientes ao publicar vídeos focados em produtos. Este é um jeito mais rápido e prático do seu público conferir o que você tem a vender, descartando o consumo conteúdos por imagens estáticas.

Faça testes

Como o seu objetivo é aumentar as vendas da sua empresa por meio dos vídeos, você precisa de uma estratégia totalmente focada em gerar resultados. Algo essencial para isso é a realização de testes de performance, que são capazes de apontar as melhores decisões a serem seguidas para obter os retornos esperados.

Isso é mais fácil de conduzir do que parece. Basta experimentar múltiplos formatos e abordagens de vídeos e monitorar seus resultados. Observe como sua audiência reage aos vídeos e os efeitos que sua empresa obtém a partir deles. Dê continuidade aos que dão mais certo e ajuste os que não geram bons resultados.

Agora que você já sabe como aumentar as vendas da sua empresa usando a força dos vídeos, está na hora de começar a planejar a sua estratégia de marketing de conteúdo em vídeos.

Siga os passos recomendados acima para garantir a melhor abordagem para a sua marca e desenvolver um conteúdo capaz de agregar valor aos seus resultados. Mantenha a sua interação em plena evolução, sempre analisando as reações e o comportamento da sua audiência e ficando de olho nas tendências.

Quer ajuda para iniciar o seu projeto? Entre em contato conosco  e conheça as possibilidades que podemos trazer para a sua marca.

1 thought on “Como aumentar as vendas utilizando marketing de conteúdo em vídeos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *