Branding: 6 dicas para trabalhar a gestão da sua marca

//Branding: 6 dicas para trabalhar a gestão da sua marca

Branding: 6 dicas para trabalhar a gestão da sua marca

Tempo de leitura: 3 minutos

Como anda a sua estratégia de gestão da marca? Se o termo não faz parte da sua rotina, está na hora de reverter esse quadro. Afinal, é um instrumento essencial para manter a sua relevância no mercado.

Branding é o termo usado para se referir à gestão de marca. É um aspecto bastante importante da atuação da sua empresa no segmento dela, já que é responsável pela manutenção da identidade dela.

Ao deixar esse elemento ao acaso, você estará abrindo mão de boas oportunidades de crescimento e sucesso. Você deve se dedicar a um planejamento contínuo de gestão de marca.

Confira, a seguir, 6 dicas para trabalhar a gestão da marca da sua empresa!

1. Tenha uma mensagem consistente

É bastante contraditório quando uma empresa tem um posicionamento em determinado meio e se porta de uma forma totalmente diferente em outro. Parte do trabalho de gestão de marca envolve garantir que o seu negócio tenha uma mensagem consistente em todos os contextos em que se pronuncia, seja com palavras ou ações. Quando você assume vários discursos e não encontra a sua própria voz, além de perder a credibilidade, não consegue estabelecer uma conexão com o seu público. Empresas como Netflix e Google possuem mensagens únicas que se adequam desde a linguagem da internet até suas culturas corporativas.

2. Utilize os canais de marketing corretos

Um esforço contínuo da sua gestão de marca diz respeito a atuar nos canais de marketing que geram identificação no seu público. Como existem diversos para escolher, o primeiro passo é garantir presença naqueles que fazem sentido. Leve em conta o perfil da sua audiência e a identidade da empresa para tomar essa decisão. Lembre-se de que tanto os meios online quanto offline precisam ser considerados.

3. Conheça bem sua própria história

A identidade de uma marca depende bastante de tudo o que ela já viveu. Isso evita entrar em posicionamentos contraditórios e também possibilita que erros do passado não sejam repetidos. Levante um histórico eficiente sobre a atuação da sua empresa e saiba retirar ensinamentos valiosos dessa análise. Além disso, procure detectar traços da estratégia de branding da época para se inspirar.

4. Invista em estratégias robustas de marketing

A consolidação do seu branding acontece por meio de boas estratégias de marketing. Elas são capazes de fortalecer o nome da sua empresa ao mesmo tempo que ajudam a expressar seu posicionamento para o público-alvo e o mercado. Não dá para trabalhar a gestão da marca sem a ajuda do marketing, afinal, esses dois elementos não vivem separados.

5. Analise seus concorrentes

Uma boa análise de mercado é essencial para diversas etapas do seu planejamento de negócios e isso também vale para a gestão da marca. Você precisa saber o que outros players do seu mercado estão fazendo e que abordagem estão utilizando. Isso ajudará você a garantir a postura mais eficaz para o seu contexto específico.

6. Invista em um diferencial competitivo

O público consumidor tem cada vez mais opções para escolher em diversos segmentos. Por que ele iria preferir o seu produto? Essa é uma pergunta muito importante que precisa ser feita constantemente durante o seu processo de branding. Além de ter um diferencial valioso para a sua marca, ele tem que estar claro para o seu público-alvo.

A gestão da marca é um elemento decisivo para o sucesso de uma empresa, podendo trazer inúmeros benefícios para sua atuação no mercado. O contrário também vale: não dedicar a devida atenção a isso é bastante prejudicial para a visibilidade e relevância de um negócio. Priorize adequadamente as suas demandas e comece já a focar no seu branding.

Como você pretende começar a trabalhar a sua gestão de marca? Conte as suas ideias nos comentários!

By |2019-03-10T10:51:39-03:00julho 26th, 2018|Categories: Marketing Digital|0 Comentários

Sobre o Autor:

Há 10 anos, viajamos com briefings interestelares, em entregas feitas na velocidade da luz e uma equipe especializada pronta para os mais inimagináveis desafios. Agora embarcamos numa nova jornada. Adentramos o universo do marketing digital e estamos prontos para muitas batalhas, conquistas e descobertas. Nossa expertise em produção audiovisual munida de técnicas de storytelling e estratégias de marketing, são os nossos diferenciais.

Deixar Um Comentário