Como anda a sua estratégia de gestão da marca? Se o termo não faz parte da sua rotina, está na hora de reverter esse quadro. Afinal, é um instrumento essencial para manter a sua relevância no mercado.
Branding é o termo usado para se referir à gestão de marca. É um aspecto bastante importante da atuação da sua empresa no segmento dela, já que é responsável pela manutenção da identidade dela.
Ao deixar esse elemento ao acaso, você estará abrindo mão de boas oportunidades de crescimento e sucesso. Você deve se dedicar a um planejamento contínuo de gestão de marca.
Confira, a seguir, 6 dicas para trabalhar a gestão da marca da sua empresa!
1. Tenha uma mensagem consistente
É bastante contraditório quando uma empresa tem um posicionamento em determinado meio e se porta de uma forma totalmente diferente em outro. Parte do trabalho de gestão de marca envolve garantir que o seu negócio tenha uma mensagem consistente em todos os contextos em que se pronuncia, seja com palavras ou ações. Quando você assume vários discursos e não encontra a sua própria voz, além de perder a credibilidade, não consegue estabelecer uma conexão com o seu público. Empresas como Netflix e Google possuem mensagens únicas que se adequam desde a linguagem da internet até suas culturas corporativas.
2. Utilize os canais de marketing corretos
Um esforço contínuo da sua gestão de marca diz respeito a atuar nos canais de marketing que geram identificação no seu público. Como existem diversos para escolher, o primeiro passo é garantir presença naqueles que fazem sentido. Leve em conta o perfil da sua audiência e a identidade da empresa para tomar essa decisão. Lembre-se de que tanto os meios online quanto offline precisam ser considerados.
3. Conheça bem sua própria história
A identidade de uma marca depende bastante de tudo o que ela já viveu. Isso evita entrar em posicionamentos contraditórios e também possibilita que erros do passado não sejam repetidos. Levante um histórico eficiente sobre a atuação da sua empresa e saiba retirar ensinamentos valiosos dessa análise. Além disso, procure detectar traços da estratégia de branding da época para se inspirar.
4. Invista em estratégias robustas de marketing
A consolidação do seu branding acontece por meio de boas estratégias de marketing. Elas são capazes de fortalecer o nome da sua empresa ao mesmo tempo que ajudam a expressar seu posicionamento para o público-alvo e o mercado. Não dá para trabalhar a gestão da marca sem a ajuda do marketing, afinal, esses dois elementos não vivem separados.
5. Analise seus concorrentes
Uma boa análise de mercado é essencial para diversas etapas do seu planejamento de negócios e isso também vale para a gestão da marca. Você precisa saber o que outros players do seu mercado estão fazendo e que abordagem estão utilizando. Isso ajudará você a garantir a postura mais eficaz para o seu contexto específico.
6. Invista em um diferencial competitivo
O público consumidor tem cada vez mais opções para escolher em diversos segmentos. Por que ele iria preferir o seu produto? Essa é uma pergunta muito importante que precisa ser feita constantemente durante o seu processo de branding. Além de ter um diferencial valioso para a sua marca, ele tem que estar claro para o seu público-alvo.
A gestão da marca é um elemento decisivo para o sucesso de uma empresa, podendo trazer inúmeros benefícios para sua atuação no mercado. O contrário também vale: não dedicar a devida atenção a isso é bastante prejudicial para a visibilidade e relevância de um negócio. Priorize adequadamente as suas demandas e comece já a focar no seu branding.
Como você pretende começar a trabalhar a sua gestão de marca? Conte as suas ideias nos comentários!
Deixar Um Comentário