8 tipos de conteúdo em vídeo para usar no marketing da sua empresa

/, Marketing Digital/8 tipos de conteúdo em vídeo para usar no marketing da sua empresa

8 tipos de conteúdo em vídeo para usar no marketing da sua empresa

Tempo de leitura: 7 minutos

Entenda como os vídeos podem se encaixar nas suas estratégias de marketing digital

Já não é novidade para você que os vídeos são os novos queridinhos do marketing de conteúdo. No entanto, não basta ter essa informação sem saber como utilizá-los no marketing da sua empresa. Para atingir os seus objetivos, você precisa entender que meio e mensagem devem estar bem alinhados.

Nos vídeos, podemos chamar de mensagem o tipo de conteúdo, e de meio o formato que é adotado. Pense em um formato que conecte a sua mensagem ao tipo de ação que o seu público precisa tomar para que você possa atingir os seus objetivos.

Por isso, descubra onde e como se conectar com o seu público    

O primeiro passo para o sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo em vídeo é estudar quais as redes sociais você pode encontrar a sua persona. É fundamental que você saiba qual o perfil de cada rede e que tipo de público ela costuma atrair.

Após definir a(s) rede(s), descubra que tipo de conteúdo se adequa a ela. Mas não basta apenas publicar o conteúdo e esperar por resultados. Lembre-se: o seu conteúdo precisa estar atrelado às suas estratégias de marketing. Sabe como?

Define o conteúdo de acordo com a Jornada de Compra e o Funil de Vendas

Marketing de Conteúdo¹ acompanha a experiência do cliente e, consequentemente, as estratégias que são traçadas para atingi-lo. Não ignore essa etapa fundamental para o seu marketing. Pular etapas invisibiliza os problemas que podem surgir logo a frente, deixando-o vulnerável ao mercado. Mapeie cada passo do seu cliente através de uma Jornada de Compra bem definida e construa o seu Funil de Vendas, e por conseguinte, o seu Funil de Conteúdo.

Mas o que é um Funil de Conteúdo?

Funil de Conteúdo é um planejamento de conteúdo a ser elaborado para a sua persona com base nas etapas do Funil de Vendas que você construir. Com objetivos bem traçados, você pode vincular que formato de conteúdo poderá ser útil produzir.

Para ajudá-lo nessa empreitada, nós construímos um Funil de Conteúdo focado em vídeos, destacando os formatos que mais se destacam na internet.

Etapas do Funil de Conteúdo

Você sabia que apenas 3% das pessoas que visitam o seu site pela primeira vez estão prontas para comprar? Chegou a hora de nutrir sua audiência e aumentar essa porcentagem com o Funil de Conteúdo focado em vídeos!

O Funil de Conteúdo divide-se três etapas: Topo, Meio e Fundo.

TOPO

Seguindo a mesma estrutura de um Funil de Vendas, o Topo do Funil de Conteúdo é de Atração. Nela, você irá construir uma audiência, aumentando o tráfego do seu site e o engajamento nas suas redes sociais.

1 – Collabs

Na internet, a união faz a força. Invista em colaborações entre canais de empresas do seu ramo de atuação. Esqueça o espírito competitivo e mostre que você está na rede para acrescentar com o seu conteúdo e a sua expertise de mercado. Colaborações funcionam como uma troca de conteúdo, você produz um vídeo com o seu convidado para o seu canal e ele faz o mesmo. Em outras palavras, os dois ganham um vídeo dessa parceria.

2 – Stories

Para se comunicar na internet, sua empresa precisa ter uma postura humanizada. Compartilhar momentos da sua equipe, participações em eventos e outros tipos de vivência, ajuda seu público a criar empatia com a sua empresa. Os “Stories” são vídeos de até 15 segundos que duram apenas 24 horas na sua rede social. O recurso surgiu com o Snapchat, mas já atingiu o Facebook, Whatsapp e Instagram (a rede que obteve maior aderência).

 

3 – Entrevistas

Requisito básico para qualquer estratégia de marketing de conteúdo em vídeos, as entrevistas são ferramentas poderosíssimas para a sua empresa. Além de demonstrar a sua conexão com o mercado, através de bate-papos com personalidades do seu ramo de atuação, você expande o seu network e cria a sua comunidade.

MEIO

O Meio do seu Funil de Conteúdo é a etapa de consideração. O momento de conquistar assinantes para os seus canais de comunicação e leads para a sua empresa.

1 – Tutoriais

Imagine uma empresa de cosméticos que está lançando uma linha de maquiagem. Qual a melhor maneira de divulgar esse produto na internet? Acertou quem respondeu: tutorial! Esse formato de vídeo demonstra o produto na prática, despertando na audiência o desejo de comprá-lo. Parceria com influenciadores digitais que tenham o perfil do seu negócio é uma importante estratégia nesta etapa.

 

2 – FAQ Videos

Na etapa de consideração do seu cliente surgem inúmeras perguntas que podem afastá-lo do seu negócio e aproximá-lo do seu concorrente. Por isso, invista em vídeos que esclareçam as dúvidas da sua persona. Quebrar objeções é o passaporte para a conversão em vendas.

3  – Lives

No meio do seu Funil de Conteúdo, pressupõe-se que você tenha conquistado uma audiência. Certo? Agora que você já tem um público cativo, chegou a hora de investir em transmissões ao vivo. Segundo a VidCon Europe 2018, as Lives são os formatos mais promissores na internet para os próximos anos. Numa live você entra em contato direto com a sua persona, respondendo perguntas e colhendo feedbacks sobre o seu produto ou serviço. Redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e Youtube já possuem esse recurso.

4  – Webinários

A sua persona está quase pronta para escolher entre você e o seu concorrente. Tudo o que ela precisa é de um empurrãozinho. Os Webinários agem exatamente com esse objetivo. Um webinário é uma espécie de palestra online, onde você define um assunto importante e disserta sobre ele. Você pode promover em plataformas específicas para esse tipo de transmissão, ou no YouTube Live (Hangouts OnAir). Escolha um ponto de dor da sua persona e crie a sua apresentação para conquistá-la.

Webinários funcionam bem para o lançamento de produtos ou serviços. E casam com estratégias que trataremos logo a seguir, no fundo de funil.

FUNDO

Agora que você chegou ao fundo do seu Funil de Conteúdo, trabalhe duro para criar oportunidades e clientes. Essa é a etapa de decisão, o ponto-chave para o sucesso do seu negócio.

1 – Video Case

Antes de realizar uma compra, já se tornou um hábito o usuário procurar na internet sobre opiniões de pessoas que utilizaram os produtos ou serviços que ele deseja adquirir. Video Cases são fundamentais para que a sua empresa aproxime a sua persona da conversão.

Seja criativo. Aborde de forma humanizada a experiência de um cliente. Crie uma narrativa com técnicas de storytelling para criar uma identificação com o seu público. Lembre-se: não venda produtos ou serviços, venda soluções.

Invista em uma estratégia de vídeos

O vídeo institucional é o principal formato utilizados pelas empresas. Com ele, você passa a sua mensagem corporativa pondo em evidência seu perfil no mercado, seus objetivos e a solução que você entrega ao seu cliente. No entanto, a internet exige mais. Não há como trabalhar apenas um vídeo em várias redes sociais. É preciso estudar o comportamento da sua persona na internet e, se for necessário, abrir mão de algumas certezas para ir de encontro à sua audiência.

Inspire-se! Arregace as mangas e produza vídeos atrativos, que engajem e convertam. Baixe nosso infográfico com 20 tipos de conteúdo em vídeo para produzir na internet.

Caso tenha dificuldades de colocar suas ideias em prática, estamos aqui para ajudar. Entre em contato conosco.

 

By |2019-04-25T11:50:59-03:00agosto 13th, 2018|Categories: Estratégias de Marketing, Marketing Digital|0 Comentários

Sobre o Autor:

Há 10 anos, viajamos com briefings interestelares, em entregas feitas na velocidade da luz e uma equipe especializada pronta para os mais inimagináveis desafios. Agora embarcamos numa nova jornada. Adentramos o universo do marketing digital e estamos prontos para muitas batalhas, conquistas e descobertas. Nossa expertise em produção audiovisual munida de técnicas de storytelling e estratégias de marketing, são os nossos diferenciais.

Deixar Um Comentário