Tempo de leitura: 5 minutos

6 Tipos de Vídeos para Comunicação Interna 

Trabalhar a circulação de informações dentro de uma empresa e o engajamento dos colaboradores são regras básicas para qualquer gestão de sucesso. A produção de vídeos em ambas as estratégias, além de potencializar os resultados, influenciam diretamente no rendimento dos colaboradores. Para descobrir todas as possibilidades de vídeos que informam e engajam, separamos x tipos de vídeos para comunicação interna que você pode usar na sua empresa. 

Antes mesmo de discutirmos cada formato de vídeo, é importante esclarecer que a comunicação interna uma estratégia responsável pela circulação informações de forma clara e padronizada dentro de uma empresa, enquanto o endomarketing se encarrega de motivar e engajar os colaboradores. 

Vamos descobrir o que cada formato de vídeo tem a oferecer à sua empresa, seja numa estratégia de comunicação interna ou de endomarketing. 

1 – Vídeo Motivacional 

Estratégia: Endomarketing

Vídeos motivacionais são muito usados para posicionar a empresa diante dos colaboradores e motivá-los em momentos de crise, evitando o turnover (rotatividade de funcionários) e mantendo a produtividade. Além disso, eles são usados para:

  • Passar a mensagem institucional, destacando missão, visão e valores;
  • Em datas importantes para a empresa, como: aniversários da organização, evento de integração e convenções.

Para criar um vídeo motivacional atrativo, foque nas dores ou ambições do seu colaborador. A melhor maneira de se conectar com o seu cliente interno é entendê-lo antes de formular a sua mensagem. 

2 – Vídeo de Integração 

Estratégia: Endomarketing 

Habitualmente, empresas de médio e grande porte costumam realizar a integração de funcionários meses após a primeira leva de contratações devido à demanda que essa tarefa gera para o setor de RH. Uma alternativa fadada a encontrar fatores mais negativos do que positivos. 

Um colaborador que não é apresentado ao propósito da empresa no início da sua contratação é induzido a criar sua própria percepção do seu novo emprego. Colaboradores desmotivados, falta de clareza na comunicação, entre outros fatores causam uma péssima percepção da empresa, mesmo que ela não reflita a realidade. Um vídeo de integração é fundamental para que as integrações de novos colaboradores não ocorram com meses de atraso, até que se junte um número considerável que valha a pena fazer uma tour pelos departamentos da organização. 

Em um vídeo de Integração, você pode passar os propósitos da empresa, falar sobre as novas estratégias e planos para o futuro. Além disso, mostrar suas conquistas e seus diferenciais são ótimas formas de fazer o novo colaborador ter uma percepção positiva da sua empresa como um todo. 

3 – Vídeo de Treinamento 

Estratégia: Endomarketing

O treinamento de colaboradores tem sido facilitado através da produção de vídeos para muitas empresas. Um vídeo de treinamento diminui os tradicionais custos de deslocamento de equipe, materiais didáticos e a conciliação da agenda (na maioria das vezes inviável) de todos os colaboradores envolvidos. Além disso, a apreensão do conhecimento em vídeo é muito maior do que um material em texto.

Você pode disponibilizar seus vídeos de treinamento online e seus colaboradores escolhem quando e como querem assistir. 

4 – Vídeo de Fim de Ano 

Estratégia: Endomarketing

Os eventos de fim de ano são ótimas oportunidades para o endomarketing trabalhar a valorização da empresa perante os colaboradores. Mais que uma mensagem motivacional de fim de ano, esse tipo de vídeo pode trabalhar todas as conquistas obtidas durante os últimos 12 meses, além dos planos da empresa para o que está por vir. 

5 – Mensagem do CEO

Estratégia: Endomarketing e Comunicação Interna 

Muitas empresas ao menos se preocupam em tornar seus donos conhecidos por todo o time de colaboradores. A falta de conexão entre os donos de um negócio e o resto da empresa cria uma sensação de falta de pertencimento. Ao trabalhar mensagens do CEO, você reforça os propósitos da empresa e humaniza as relações hierárquicas. 

Inclua vídeos com mensagens do CEO em momentos estratégia, como, por exemplo: 

  • Em eventos de fim de ano;
  • Em convenções;
  • Na integração de novos colaboradores;
  • Em informativos sobre o desenvolvimento atual da empresa;
  • Na explicação de políticas corporativas, como um novo posicionamento da empresa;
  • Para apresentar mudança no mercado que possuem implicações diretas na empresa; e 
  • No reconhecimento do desempenho dos trabalhos e metas atingidas. 

6 – Vídeos para TV Corporativa 

Estratégia: Comunicação interna e Endomarketing

TV Corporativa é um canal de comunicação interna que se utiliza de telas instaladas dentro da empresa. Posicionadas em lugares estratégicos, as telas expostas permitem que o maior número de colaboradores tenham acesso às informações da empresa. 

Seja em corredores, departamentos ou até mesmo nos refeitórios, na TV Corporativa podemos veicular conteúdos como, por exemplo:

  • Missão, visão e valores da empresa;
  • Objetivos estratégicos, metas e resultados de um período;
  • Indicadores de performance da equipe e individuais;
  • Campanhas sociais, de conscientização ou educacionais;
  • Notícias do mercado, da empresa ou comunicados internos. 

Escolha o melhor formato para a sua estratégia 

A comunicação interna de uma empresa precisa dispor de técnicas para que a mensagem seja disseminada de forma eficaz, chegando o máximo de colaboradores possíveis. Produza vídeos com conteúdo conciso, de fácil entendimento e com qualidade. Para comunicar o que você tem a dizer, é preciso escolher o formato certo, pronto para atrair a atenção do seu colaborador. 

Já no seu endomarketing, conhecer o seu colaborador assim como você conhece a persona do seu negócio é o primeiro passo para que você consiga obter o máximo de engajamento dentro da sua empresa. 

Ah, e deixe um comentário sobre quais assuntos relacionados a vídeos para a sua empresa você gostaria de ler. 

 

By |2019-06-25T11:57:15-03:00junho 25th, 2019|Categories: Uncategorized|0 Comentários

Sobre o Autor:

Há 10 anos, viajamos com briefings interestelares, em entregas feitas na velocidade da luz e uma equipe especializada pronta para os mais inimagináveis desafios. Agora embarcamos numa nova jornada. Adentramos o universo do marketing digital e estamos prontos para muitas batalhas, conquistas e descobertas. Nossa expertise em produção audiovisual munida de técnicas de storytelling e estratégias de marketing, são os nossos diferenciais.

Deixar Um Comentário