5 Tipos de Vídeos Institucionais

5 Tipos de Vídeos Institucionais

Tempo de leitura: 7 minutos

O Vídeo Institucional se tornou obrigação para qualquer empresa se posicionar no mercado. Com ele, é possível apresentar sua missão, visão e valores, além de mostrar resultados, estrutura e planos para o futuro. Uma maneira fácil, prática e objetiva de se comunicar com o seu cliente externo ou interno e assim cumprir com as suas estratégias de marketing.

Embora muitos apostem em vídeos tradicionais, existem inúmeras maneiras de passar a sua mensagem institucional sem reproduzir o mais do mesmo. Neste artigo, descubra 5 dessas possibilidades:

1 – Vídeo Institucional Padrão

 

O usual não é usual se não fosse eficiente. E é por isso que o Vídeo Institucional Padrão encabeça a nossa lista. Ao apostar em um discurso mais direto, este formato entrega uma apresentação completa da mensagem de uma empresa.

Um Vídeo Institucional Padrão se desenvolve através de 3 fatores:

  • Texto introdutório: Também conhecido como “cabeça institucional”, esse texto destrincha logo nas primeiras frases a missão, visão e valores da empresa. Além disso, ele deixa claro qual é o objetivo do vídeo e para onde ele vai caminhar.
  • Resultados para argumentação: Um Vídeo Institucional Padrão investe nos feitos, marcos e dados da empresa para ilustrar seu tamanho, sua importância no mercado e suas conquistas. É bem comum que nesse trecho sejam desenvolvidas informações sobre quantidade de funcionários, números em vendas, prêmios que a empresa recebeu, projetos sociais que participou ou participa e etc.
  • Planos para o Futuro: Todo Vídeo Institucional Padrão termina apontando para algo a ser conquistado. Sejam novas metas, mudanças de posicionamento, estratégias e etc.

É de suma importância frisar que este formato exige a elaboração de um conceito. Para um ótimo vídeo, não basta executar um briefing e trabalhar as informações necessárias. Um vídeo sempre precisa trazer consigo uma mensagem e uma linha de pensamento. Por isso, invista tempo na elaboração de um roteiro infalível para o seu vídeo.

 

2 – Vídeo Marketing

 

Agora que sabemos que toda empresa precisa ter um Vídeo Institucional Padrão, seja ele moderno ou tradicional, devemos reconhecer que ele não é, e nem deve ser, a única forma de comunicação audiovisual para os negócios.

Toda empresa precisa constantemente de vídeos que vendam seus produtos ou serviços. E isso não implica em produzir um material completo sobre o que ela é e aonde quer chegar. Nadando nessas águas, temos o Video Marketing. Ele consiste em todo conteúdo criado para trabalhar estratégias de marketing de forma mais consistente, com focos nos estudos da Jornada de Compra do Cliente e no Funil de Vendas da sua Empresa.

A internet e as redes sociais são os meios de veiculação perfeitos para esse tipo de formato. Nelas, você pode obter inúmeros benefícios para a sua empresa, como: um melhor posicionamento no Google, aumento de tráfego para o seu site, maior visibilidade da sua marca, e consequentemente, um aumento nas suas vendas.

Atualmente, um formato em alta no ambiente virtual é o Social Video Marketing, o estilo de vídeo pensado para atuar com eficácia nas redes sociais. Sempre com uma mensagem humanizada e adequada aos hábitos do público e às particularidades de cada rede social.

 

3 – Vídeo Case

 

Toda boa comunicação corporativa aposta em gatilhos mentais para atingir o seu público ideal, sua persona. Entre os gatilhos mentais mais persuasivos está a prova social. Imagine dois tipos de restaurantes. Um tem uma fila que dobra a esquina, o outro simplesmente não possui fila. Então, qual dos dois deve ser o melhor? Bom, embora este não seja um argumento ideal para comprovar a qualidade de um negócio, você certamente respondeu que o restaurante com a fila é o melhor. Simplesmente por um único motivo: porque eles têm clientes.

Vídeo Case nada mais é do que a comprovação da qualidade do seu produto ou serviço através da experiência do cliente com a sua marca. Nesse formato, é comum a utilização de técnicas de storytelling, muitos utilizadas na publicidade, para a criação de vídeos ainda mais atrativos. Sempre no intuito de contar uma boa história.

Um Vídeo Case também pode trabalhar uma apresentação da sua empresa através de depoimentos de funcionários narrando um fato marcante ou uma mudança de posicionamento, por exemplo.

 

4 – Vídeo Manifesto

 

Marcas não vendem apenas serviços ou produtos, vendem conceitos. Para se posicionar no mercado e atrair o seu consumidor, é preciso imputar valor à sua marca. Em um Vídeo Manifesto, a empresa tem a oportunidade de imprimir sua missão, visão e valores de forma inspiradora, com base em um conceito que crie identificação com o público e que trabalhe o branding.

Apostar nesse formato, além de trazer à luz do público o propósito da marca, explora produtos e serviços como soluções, filosofias e estilos de vida. Pense em como a Coca-Cola vende felicidade e não refrigerantes, em como a Apple vende inovação e não eletrônicos.

 

5 – Vídeo Institucional de Comunicação Interna

 

Toda empresa precisa trabalhar não apenas seus clientes externos, mas seus clientes internos também. Entende-se por cliente interno o colaborador. Assim como os consumidores, o colaborador também precisa enxergar valor na empresa à qual presta serviços. Uma empresa precisa inspirar e motivar seus colaboradores. Para isso, vídeos institucionais de comunicação interna são primordiais.

Sua comunicação interna pode ser trabalhada de várias maneiras:

Vídeos de treinamento:

  • A maioria das empresas já entendeu que treinamentos presenciais são caros e trabalhosos devido sua logística problemática, e que vídeos de treinamento são perfeitos para a solução para essas circunstâncias. Outra grande qualidade dos vídeos de treinamento está na capacidade de condensar um grande volume de conteúdo em um curto espaço de tempo. Sempre de forma mais didática e atrativa do que PDFs de treinamento que, na maioria das vezes, os colaboradores não leem até o final ou não prestam a devida atenção.

Vídeos de integração de funcionários:

  • Nada melhor do que dar as boas-vindas de uma maneira prática e moderna. Nesse tipo de vídeo, o CEO da empresa pode gravar uma mensagem a ser entregue a todo novo colaborador. Isso faz com que se crie um contato mais próximo com executivos de alto padrão de grandes empresas com seus novos integrantes. Aumentando sempre a credibilidade de líderes perantes seus subordinados.

 

Vídeos motivacionais:

  • São muito usados em momentos de crise: períodos em que as empresas obtêm lucros abaixo do esperado, em que são feitas demissões em massa devido ao corte de despesas, e outras tantas ocasiões difíceis das quais os colaboradores estejam desmotivados e inseguros quanto ao destino da empresa. Vídeos motivacionais também são usados para momentos felizes como em comemorações do aniversário de uma empresa ou em mensagens de fim de ano.

 

Escolha o formato certo para o objetivo certo

Vídeos possuem um alto poder de conversão para a sua empresa. Porém, para atingir os objetivos do seu marketing, é necessário escolher o formato que mais tem a ver com o seu momento.

Estude formatos, cases de sucesso de empresas e foque naquele que mais te dará resultados. Contratar uma empresa que além de produzir vídeos, oferece estratégias conteúdo é uma ótima solução.

Caso ainda esteja indeciso em que formato apostar, fale conosco. Temos certeza de que podemos te ajudar.

Baixe também nosso infográfico sobre 20 tipos de Conteúdo em Vídeo.

By |2019-04-29T16:52:16-03:00março 29th, 2019|Categories: Videos, Estratégias de Marketing, Social Video Marketing|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixar Um Comentário