5 Dicas para produzir vídeos para o Instagram

/, Video Marketing, Marketing Digital/5 Dicas para produzir vídeos para o Instagram

5 Dicas para produzir vídeos para o Instagram

Tempo de leitura: 7 minutos

Toda empresa que se aventure em trabalhar o seu marketing digital deve saber que o Instagram é a rede social que mais cresce atualmente. Segundo dados de pesquisas realizadas pela brasileira Rock Content, 86 % dos usuários brasileiros de internet assistem a vídeos online. Com o advento de recursos audiovisuais na plataforma, produzir vídeos para o Instagram tornaram-se uma estratégia de sucesso para diversas empresas.

O Instagram possui assustadoramente uma média de engajamento de 4,2%. Uma performance que, se comparada com outras redes sociais, possui 58% a mais de engajamento no Facebook e 120 vezes mais engajamento do que o Twitter.

Arrume o seu marketing antes de apertar o play!

Produzir vídeos para o Instagram segue as regras para qualquer estratégia de marketing digital: é preciso ter planejamento e entender bem do conteúdo que você vai gerar. Para isso, antes de falarmos de dicas, é importante que você saiba alguns detalhes importantes.

Defina seus objetivos

Marketing de conteúdo precisa se adequar às suas estratégias de marketing. Antes mesmo de começar a investir em vídeos, você deve se fazer uma pergunta básica: quais metas esse vídeo precisa cumprir?

É importante frisar que o engajamento inicial dos seus vídeos tem um peso enorme em relação aos potenciais de alcance. Isto é, se o algoritmo do Instagram percebe o envolvimento do seu público nas primeiras horas de postagem, ele entende que o seu post é relevante e o distribui para um audiência maior.

Entenda a sua persona

Embora você já saiba quem é o seu cliente ideal, a sua persona, é necessário descobrir que tipo de conteúdo em vídeo mais se adequa a ela. Navegue pelos perfis que a representam, encontre o tom dos conteúdos com maior capacidade de sedução e invista neles.

Realize Testes A/B e análises de interação do público com a concorrência, essas estratégias podem ajudá-lo a adequar o tom dos seus vídeos à sua persona.

Aposte em uma identidade visual

No meio de tantos vídeos no feed da sua audiência, seus vídeos, além de se destacarem, precisam lembrar a sua marca. Para não passar despercebido:

  • Crie filtros que ajudem o seu vídeo a se diferenciar dos concorrentes;
  • Escolha uma imagem atrativa para a capa do seu vídeo. Ela será visualizada apenas no seu perfil, juntamente com as outras postagens. Quando você não escolhe uma capa, automaticamente o Instagram escolhe para você, e nem sempre será uma imagem atrativa;
  • Ao compartilhar conteúdos em vídeo, aposte em uma identidade visual que reflita sua marca.

Depois de preencher os requisitos citados, é hora de definir o formato dos seus vídeos. Separamos aqui alguns dos formatos mais eficientes para o Instagram. Confira!

1 – INVISTA EM VÍDEOS DE PRODUTOS

O Instagram surgiu como uma rede social voltada para o compartilhamento de experiências dos usuários. Fotos de refeições, viagens, eventos, entre tantos outros pipocam nos feeds. Mas com a vasta concorrência entre as redes sociais, o Instagram adotou um posicionamento multifacetado, tornando-se uma plataforma híbrida. Se antes as empresas investiam apenas em conteúdos relacionados aos seus brandings, hoje possuem a oportunidade de vender diretamente.

Diversos recursos liberados pelo Instagram o transformam em um grande portal de compras. Para perfis com mais de 10 mil seguidores, muitos são os benefícios. Já é possível incluir tags com preços de produtos, direcionamento para sites, entre tantas outras funcionalidades. Partindo desse pressuposto, vídeos de produtos se encaixam perfeitamente na abordagem do cliente. Então não tenha medo de subir um vídeo mais hard sell. No entanto, lembre-se de que redes sociais possuem linguagens próprias. Respeite-as e arrase nas vendas!

2 – STORIES SÃO UMA REGRA

É inegável que o boom dos vídeos no Instagram foi ocasionado pela ferramenta Stories, os tão famosos vídeos verticais. Originários do SnapChat, rede social que caiu em desuso no Brasil, os Stories tornaram-se os meninos dos olhos do marketing de conteúdo em vídeos para o Instagram. Neles, você também pode postar vídeos de produtos, cobrir eventos, compartilhar experiências, entre tantas outras possibilidades.

Muitos influenciadores, em parceria com marcas, compartilham suas impressões com produtos e serviços. Seja através de Unboxings, nos quais realizam a abertura de produtos recebidos, ou por experiências diante de um serviço prestado. Procure influenciadores para a sua marca. Embora pareça algo inviável, o mercado de influenciadores é muito diverso e não é focado em grandes marcas. Lembre-se: as audiências enganam. Influenciadores mais baratos e com menos seguidores, mas com uma audiência consolidada, podem trazer muitos resultados para o seu negócio.

3 – TUTORIAIS

Vídeos tutoriais são uma boa pedida para diversas sociais. Facebook, Youtube, Instagram e até mesmo o novíssimo IGTV, se adaptam perfeitamente com esse formato.

Compartilhe tutoriais de produtos que têm a ver com o seu negócio e que ajudem o seu público a integrar com o que você tem a vender. Se você possui uma marca de roupas, ensine seu público a customizá-las. Além de agregar valor à sua marca, você irá construir um relacionamento valioso com a sua audiência.

4 – CRIE PAUTAS ATRATIVAS

Quem trabalha com marketing de conteúdo precisa consumir internet 24 horas por dia. Desligar-se por um segundo pode implicar em perder o que chamamos de marketing de oportunidade. Por isso:

  • Esteja atento aos Memes: Na internet, uma comunicação despojada possui um alto poder de engajamento. Investir em memes que comuniquem a sua mensagem, além de mostrar criatividade e ousadia, atraem a simpatia do público e iniciam um diálogo democrático em marcas e consumidores.
  • Aproveite os eventos do momento: Eventos também são uma tática boa para ganhar destaque na internet. Focar em conteúdos de assuntos do momento só vão aumentar as suas chances de ser encontrado, consumido e compartilhado. Saiba de tudo o que acontece no seu ramo de atuação e esteja sempre preparado para comentar os maiores eventos. Fique ligado nas técnicas de SEO e dê um salto nos seus resultados.

5 – FAÇA LIVES

Na VIDCON 2018, as transmissões ao vivo, Lives, foram as grandes protagonistas. Vivemos a era do imediatismo, em que o usuário, para interagir com a sua marca, precisa ser impactado por um senso de urgência. Assuntos em alta pesquisados no Google Trends são tão poderosos quanto as Lives.

Várias redes sociais investem nesse formato: Youtube, Facebook, Periscope (aplicativo criado pelo Twitter). Você não pode esperar para investir em Lives também.

Esqueça a insegurança e entre logo ao vivo para a sua audiência! Lives encurtam os esforços e te conectam diretamente com o seu público. Nunca se esqueça de preparar um roteiro para as suas Lives. Seja natural, mas não queira improvisar com assuntos criados na hora. Todo mundo precisa de um direcionamento, com a sua Live não será diferente.

NÃO TENHA MEDO DE OUSAR

Instagram não é lugar para uma comunicação engessada, por isso, entenda que o seu público procura por conteúdos dinâmicos, atrativos e atuais.Por exemplo: imagens de animais associadas à técnicas de vendas não precisam refletir a identidade da sua empresa, são apenas gatilhos mentais com alto poder de engajamento. Pense fora da caixa e se aventure pelas inúmeras possibilidades que o Instagram tem a oferecer.

Lembre-se: É muito importante que você fique atento a duração dos vídeos. No Instagram, vídeos de até 20 segundos performam melhor que vídeos mais longos.

Tenha frequência nas suas postagens. Mesclar vídeos com posts é uma tática primordial para o perfil da sua empresa. Mas para acertar o tom, fique atento às recomendações de postagens diárias, aos dias e horários de maior engajamento na rede e faça testes para encontrar a hora certa de impactar a sua audiência. Lembre-se: fórmula de bolo não funciona para o seu negócio, ela te ajuda a encontrar os ingredientes certo para a sua própria receita.

Quer mais conteúdos? Então inscreva-se na nossa newsletter e siga-nos nas nossas redes sociais!

By |2019-03-10T10:25:51-02:00fevereiro 8th, 2019|Categories: Social Video Marketing, Video Marketing, Marketing Digital|0 Comentários

Sobre o Autor:

Há 10 anos, viajamos com briefings interestelares, em entregas feitas na velocidade da luz e uma equipe especializada pronta para os mais inimagináveis desafios. Agora embarcamos numa nova jornada. Adentramos o universo do marketing digital e estamos prontos para muitas batalhas, conquistas e descobertas. Nossa expertise em produção audiovisual munida de técnicas de storytelling e estratégias de marketing, são os nossos diferenciais.

Deixar Um Comentário